O sol aparece discretamente em uma terça-feira nublada no Rio Grande do Sul

Apesar da nebulosidade, o sol deve aparecer com nuvens em outras partes do Rio Grande do Sul, especialmente no oeste e sul, nesta terça-feira (27). Enquanto as chuvas intensas ocorrem em Santa Catarina, a maior instabilidade ocorre no Norte, basicamente próximo ao estado vizinho. Na metade sul, qualquer instabilidade será isolada e com baixos volumes de chuva porque, em geral, não chove no número máximo de locais. Aquece com vento de oeste e sul, de leste. a nordeste, moderada com rajadas fortes em Porto Alegre e outras localidades do leste do Rio Grande do Sul, bem como no litoral.

O El Niño neste final de novembro é um dos mais intensos dos últimos 50 anos com o Oceano Pacífico Equatorial atingindo anomalias de Super El Niño pela primeira vez desde o episódio do fenômeno de 2015-2016. O dado confirma a expectativa que se tinha desde o primeiro semestre de forte evento do fenômeno no final de 2023. Último boletim semanal da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar atingiu 2,1ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central-Leste.

No Rio Grande do Sul, a tendência é que a chuva siga acima da média. O verão será mais quente do que a climatologia e, com maior umidade, a estação será mais abafada e com maior risco de temporais de fim de tarde e começo de noite pelo calor excessivo e úmido.

Porto Alegre 21ºC / 25°C

Santa Rosa 20°C / 27°C

São José dos Ausentes 15ºC / 19ºC

Caxias do Sul 18°C / 23°C

Pelotas 21°C / 27°C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *