Secretaria de Estado de Saúde do Rio registra aumento nos casos de Dengue

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informa que foram registrados 2. 111 casos de dengue no estado em novembro. No total, foram notificados 42. 551 casos de dengue no estado em 2023, dos quais 22. 356 foram comprovados laboratorialmente. Testes. O número absoluto de casos prováveis é observado na capital e na região noroeste de Fluminense. No casos do sorotipo 3 foram registrados.

A SES-RJ alerta que o período de calor pode aumentar o risco de proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a zika e a Chikungunya, porque nesse período a reprodução tem uma influência das altas temperaturas.

Embora estudos mostrem que as temperaturas ideais para a proliferação do mosquito estejam entre 28 e 32 graus, o Aedes aegypti se adapta suavemente a mudanças, como as provocadas pelas recentes ondas de calor excessivas.

As pessoas que têm o hábito de armazenar água em baldes, barris, caixas d’água no chão, devem ter mais cuidado. Esses criadouros precisam estar protegidos, bem fechados, tampados. O Aedes aegypti pode se desenvolver da fase de ovo até a fase de mosquito em apenas 7 dias.

Uma fêmea, por exemplo, pode colocar centenas de ovos durante sua vida. Ou seja, em sete dias, se a pessoa não tiver esse cuidado, podem nascer 100 mosquitos da dengue na sua casa. Por isso, dedique 10 minutos por semana, para eliminar os criadouros do mosquito e proteger sua família contra a dengue, a chikungunya e a zika.

Agentes da Polícia Militar do 27º BPM (Santa Cruz) estiveram em uma festa clandestina na Rua Cedro Amarelo, Guaratiba, Zona Oeste da cidade.

Agentes da Polícia Civil prenderam, neste sábado (2), Luis Paulo Gomes Jardim, o Paulinho Madureira. Ele é considerado um dos…

Na COP28, em Dubai, o prefeito Eduardo Paes foi uma das lideranças subnacionais que participaram, neste sábado (02/12), do painel…

©TUPI S/A. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *