O governo federal doou à Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul) uma aeronave Bombardier Learjet 55C, fabricada em 1989, que pertencia à FAB (Força Aérea Brasileira). Trecho publicado na edição desta quarta-feira (29) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).
A aeronave, com matrícula FAB 6100, pertencia ao Banco Bamerindus, mas foi confiscada pela União em 1997 e posteriormente incorporada à frota da Força Aérea Brasileira, utilizada por meio do GTE (Grupo Especial de Transporte).
Em 2012 e 2013, o avião bimotor com capacidade para até seis passageiros voou no Esquadrão Guará, que realiza o projeto de transporte de órgãos em todo o Brasil. No entanto, o avião teve que passar por uma inspeção primária, que durou apenas cerca de cinco anos.
Após a extensa revisão e atualização aos padrões mais recentes, o avião foi oficialmente devolvido ao esquadrão em 2018, com uma nova camuflagem na cor cinza e adaptação da aeronave. Agora, aos 34 anos de idade, o LearJet55C passará a compor a frota da Casa Militar em Mato Grosso do Sul.
A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) entrou em contato por meio da reportagem para explicar em que condições a aeronave será utilizada, mas até a publicação desta reportagem não houve resposta.