Veja quais municípios podem ser rebaixados para distrito em Mato Grosso

Os 35 municípios de Mato Grosso que podem ser rebaixados para distrito ficaram mais pobres nos últimos anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que a economia desses locais saturou, e os habitantes deixaram suas casas em busca de emprego.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, diz que cada um possui hoje menos de 5 mil habitantes e a perda de autonomia política poderá conglomerar até 5 cidades em uma mesma região.

“Araguainha, a menor cidade de Mato Grosso, tinha cerca de 1. 400 habitantes no censo de 2010, no censo de 2022 tem menos de 900. Deles, outras 350 pessoas estão cadastradas no Bolsa Família. população muito deficiente”, afirmou.

O censo de 2022 identifica 51 municípios com população em declínio. Os outros 35 ameaçados de rebaixamento fazem parte dessa organização e estão em uma situação mais drástica, sem conseguir alcançar a autossuficiência econômica. Veja a lista:

A lista da população dos municípios está de acordo com a publicação oficial do Tribunal de Contas da Federação (TCU), com dados do IBGE. Os números populacionais de todos os municípios de Mato Grosso podem ser encontrados aqui.

Mostrar mais notícias

Não há peças armazenadas nos favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *