Haverá temporais espalhados pelo Brasil no fim de semana, sendo um sobre o oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. As chuvas ocorrem porque um domínio de baixa tensão no Paraguai favorece o acesso de umidade e a formação de nuvens espessas nesses domínios, segundo a Climatempo.
Ao sul, todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná são influenciados por uma predominância de tensão máxima que impede a formação de nuvens espessas neste fim de semana. Poucas nuvens e muito sol persistirão nos próximos dois dias, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul.
+ Acesse nossa ferramenta gratuita de previsão do tempo e veja como será o tempo na sua cidade
O pico de chuvas é no oeste do Paraná, que deve ocorrer a qualquer hora do dia, intercalado com momentos de melhora, embora com céu muito nublado. Além disso, ventos e raios devem acompanhar a precipitação. A capital Curitiba segue nublada e chuvosa neste sábado (25/11), com temperaturas entre 13ºC e 17ºC.
No Sudeste, persiste a instabilidade deixada pela frente sem sangue. Chove no máximo na região, exceto no extremo norte de Minas Gerais. O maior volume acumulado deve ocorrer no interior de Minas Gerais, acompanhado de rajadas de vento. e relâmpago. Além disso, as temperaturas permanecerão baixas, com máxima de 19ºC na capital paulista.
No Centro-Oeste, o destaque são os temporais no sul do Mato Grosso do Sul e parte de Goiás. A chuva acontece desde a manhã até a noite com força, rajadas de vento e até eventual queda de granizo, segundo a Climatempo.
O calor no meio da tarde diminui, mas as temperaturas seguem altas. Máxima de 27ºC em Campo Grande; 30ºC em Brasília; 32ºC em Goiânia; e 33ºC em Cuiabá.
No Nordeste, predominam sol, calor, poucas nuvens e umidade relativa do ar abaixo de 30% da máxima na região. Chove forte apenas no sul da Bahia durante boa parte do sábado, enquanto no oeste da Bahia e no oeste do Maranhão, pancadas de chuva. Eles ainda ocorrerão em isolamento durante a tarde. Por fim, algumas nuvens causam garoa no litoral norte.
Ao norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a entrada de umidade em grande parte da região, com alertas de tempestade no interior do Amazonas, Acre e Rondônia. As chuvas serão intensas, com ventos de até 70 graus. km/h. No Tocantins, interior do Pará, Amapá e Roraima, até chove, mas o sol também parece dia.
Saiba Mais