Home › Meteorologia
A manhã desta terça-feira (28) é com tempo instável e chuvas em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, devido à formação de um sistema de baixa pressão na Costa catarinense, as regiões do Estado podem contar com chuvas volumosas e persistentes com intensidade forte e trovoadas.
Além disso, um alerta emitido pelo portal MetSul Meteorologia pede atenção especial às chuvas orográficas (chuvas devido a efeitos de socorro) que devem causar transtornos no leste catarinense.
Além disso, o portal alerta que esta terça-feira será um dia marcado por chuvas no Sul do Brasil. Episódios de temporais no estado não estão excluídos, mas se ocorrerem, segundo a Met Sul Meteorologia, serão muito pontuais e localizados. .
O portal meteorológico também alerta que as chuvas serão moderadas a fortes em alguns momentos em Santa Catarina. Um dos locais expostos ao período chuvoso mais intenso é Florianópolis, capital do estado, devido aos ventos úmidos vindos do mar.
A Defesa Civil do Estado indica da maior à maior ameaça de alagamentos, deslizamentos e alagamentos nos espaços entre a Grande Florianópolis e o litoral sul do estado. Além disso, são esperadas chuvas significativas neste período.
Além disso, o vento leste/nordeste se intensificará, entre a Grande Florianópolis e o litoral sul, na terça-feira e terá rajadas entre 50 e 70 km/h.
Um novo alerta da Defesa Civil, emitido às 8h15 desta terça-feira, indica que nesta terça e na madrugada de quarta (29) continuarão chuvas intensas e volumosas no estado. A ficha destaca que nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Planalto Sul as chuvas são mais frequentes.
De acordo com o alerta, a ameaça é muito elevada nas zonas vermelhas, máxima nas zonas laranjas, moderada nas zonas amarelas e baixa nas zonas verdes do mapa. As ocasiões de maior destaque são: enchentes, enchentes e deslizamentos de terra. Os temporais também podem causar danos à rede elétrica, telhado e queda de galhos e árvores.
A precipitação acumulada na estação pode ter valores médios entre 120 e duzentos mm nos espaços vermelhos, 70 a 130 mm nos espaços laranja e 20 a 40 mm nos espaços amarelos e entre cinco e 20 mm nos espaços verdes. Em todas as regiões, segundo a Defesa Civil, raramente os macacos conseguem ser mais altos.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas perderam intensidade nesta quarta-feira, mas permaneceram comuns no leste catarinense e áreas vizinhas. Além disso, os maiores acumulados serão observados entre a manhã de quarta-feira e quarta-feira.
No Grande Oeste e nas áreas limítrofes do Paraná, o sol aparece pela manhã, favorecendo o aumento das temperaturas. No entanto, essas condições combinadas com a umidade disponível resultam em situações propícias a trovoadas isoladas entre a tarde e o início da noite.
As temperaturas voltam a subir, com máximas superiores a 30°C do extremo oeste ao litoral norte e variando de 23°C a 25°C em outras partes do estado.
A quinta-feira (30) será marcada pela presença de nuvens e pela ameaça de chuvas fracas e isoladas no leste do estado, abrangendo as regiões entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. No entanto, a Defesa Civil ressalta que no dia, as instabilidades cessam e o sol reaparece.
Em outras áreas, o sol aparece no meio das nuvens, fazendo com que as temperaturas subam. Entre a tarde e a noite, pancadas de chuva isoladas e trovoadas se repetem no Grande Oeste, com baixo risco de eventos meteorológicos.
À tarde faz calor em todas as regiões com temperaturas máximas entre 32°C e 34°C do extremo oeste ao litoral norte e perto dos 30°C nas regiões.
Sexta-feira (1º), clima favorável e predomínio de sol e calor no estado, com temperaturas máximas entre 30°C e 35°C nos espaços máximos e chegando a 38°C no Extremo Oeste.
O sábado (2) começa com tempo bom e predomínio de sol, mas à tarde o tempo muda, com a chegada de uma frente fria a Santa Catarina, que provoca chuvas e temporais, começando nas áreas limítrofes ao RS no início da tarde. e estendendo-se a outros espaços pelo resto do período.