Até o momento, o Rio Grande do Norte tem 47 municípios em situação de emergência, dos quais 31 por estiagem e 16 devido à seca, que é um período de falta de chuvas mais prolongado do que a estiagem.
Por meio do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos ao MIDR para ações de ajuda humanitária, como a compra de alimentos, água potável e combustível para carros com insumos. Os repasses serão liberados assim que os planos de pintura forem submetidos ao corredor da cidade e avaliados. através da equipa técnica da Proteção Civil Nacional.
“A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Norte e Nordeste do País”, destaca o ministro Waldez Góes. “É importante ressaltar que não faltarão recursos do Governo Federal para atender a população que vem sofrendo com a estiagem”, completa.
Como solicitar recursos
As solicitações de recursos aos municípios em situação de emergência devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de ajudar e ajudar as vítimas, também transfere recursos para reparar instalações essenciais e reconstruir infraestruturas ou casas destruídas ou destruídas. através de desastres.
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Capacidades Nacionais de Proteção Civil
A Defesa Civil Nacional disponibiliza uma série de cursos a distância para capacitar e capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Ele se concentra na cobertura civil e oficiais de defesa em todas as 3 esferas de governo. Veja neste link a lista completa de cursos.