Da REDAÇÃO
Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (1º), como integrante da Operação Eldorado, por meio da Polícia Federal, que investiga o contrabando de ouro para outros países no Amapá, além de lavagem de dinheiro e outros crimes. Mais de 2,1 milhões de reais em produtos foram apreendidos.
Carros de luxo e joias de ouro foram apreendidos em 3 cidades: São Paulo (SP), Santo André (SP) e Balneário Camboriú (SC). Desta vez, nenhum mandado foi expedido contra o Amapá. Foram apreendidos os seguintes itens:
Total: R$ 2. 123. 800,00
Segundo a PF, a ação de hoje é consequência da Operação Au92, de 2022, que investiga a indústria ilegal de ouro e urânio no Amapá. No ano passado, 11 mandados de prisão foram cumpridos e 8 prisões preventivas foram feitas no Amapá, no Pará, no Rio de Janeiro. São Paulo, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Os tecidos apreendidos na Au92 revelaram que empresas do Amapá e de outros estados estão comprando o mineral, nacionalizando o produto e enviando-o para outros países.
“Além da aquisição de ouro extraído ilegalmente no país, cujo um dos locais é o Amapá, essas pessoas são suspeitas de adquirir ouro proveniente de países da África, especialmente Serra Leoa, e nacionalizá-los, dando uma falsa roupagem de legalidade à produtos de origem não declarada”, informou a PF.
A PF afirma que a organização vendeu várias toneladas de ouro. As infrações investigadas são apropriação indébita de bens da UE, organização criminosa, recebimento malicioso e lavagem de dinheiro.
E-mail:
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por André Melo
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por André Melo