O Instituto Pereira Passos comemora aniversário com o relançamento do portal Data. Rio

Em agosto deste ano, o IPP assumiu a liderança regional no Sudeste dentro da Inrede, a rede brasileira de institutos de planejamento, a primeira do gênero no país.

Publicado

em

Por

O Instituto Pereira Passos, da Cidade do Rio, completa 25 anos nesta sexta-feira (01), consolidando uma trajetória de determinação para a promoção do progresso sustentável e o fortalecimento do controle público municipal. Criado pela Lei nº 2. 689/1998, o IPP tornou-se referência nacional e estrangeira no controle do conhecimento e na progressão de informações, estatísticas, cartografia, estudos e estudos que sirvam para monitorar e avançar as políticas públicas de atendimento à população. Para comemorar esse aniversário, o Instituto está relançando seu principal portal, o Data. Rio, em uma versão modernizada e interativa.

“O aniversário do Instituto Pereira Passos é apenas uma festa de aniversário de conquistas além, mas também um momento de reflexão das situações difíceis que temos pela frente. O estabelecimento segue fiel ao seu projeto de contribuir para o progresso sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos cariocas”, afirma o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtin.

Desde o início de sua história, em 2001, o instituto criou o portal online Armazém de dados, um dos primeiros portais abertos de conhecimento do Brasil, que reunia em ambiente virtual dados que antes estavam contidos apenas em arquivos estatísticos. Anuários: os livros gigantes de fatos sobre a cidade, que foram publicados apenas na forma publicada. Ao abrir ao público em geral o conhecimento criado no município, os Data Warehouses tornaram-se referência para outras cidades, enquanto a internet no Brasil ainda engatinhava, destacando-se como uma ação pioneira e de vanguarda.

Lançado em 2017, o Data. Rio é uma evolução do Armazém de dados, consolidando-se como uma fonte aberta de conteúdo para quem precisa conhecer mais sobre o município. O portal reúne mais de 4. 000 elementos, que são mantidos através da equipa técnica do IPP e de organismos colaboradores, através do Sistema de Informação Urbana Municipal (SIURB) e de outras equipas e fontes internas e externas. Além disso, serve de referência para pesquisadores, jornalistas e gestores municipais. Agora, com o relançamento, o portal recebe uma atualização visual e funcional, garantindo a capacidade de resposta em todos os dispositivos e integrando um dashboard dedicado aos dados do censo 2022.

“O Instituto reforça seu papel no controle de dados, dados e conhecimento sobre o município por ocasião deste aniversário, com o lançamento de marcos e produtos como a atualização Data. Rio nesta semana e, na semana passada, o III Seminário SIURB, III Workshop do Acordo de Cooperação entre a Prefeitura do Rio e a NASA e a divulgação de inventários de emissões de gases de efeito estufa para a cidade do Rio de Janeiro. ” disse Felipe Mandarino, coordenador municipal de dados do IPP.

IPP: Mais do que Dados e informações, é conhecimento e reflexão transformando a Cidade

Além de suas notáveis contribuições no campo do conhecimento e da estatística, o IPP serviu como incubadora de projetos transformadores em seus 25 anos de história. Iniciativas emblemáticas, como o Porto Maravilha, os Jogos Olímpicos de 2016, a UPP Social e a Favela Bairro, nasceram no instituto.

Hoje, o IPP coordena o programa “Territórios Sociais”, o maior programa de redução da vulnerabilidade social da Câmara Municipal, em colaboração com a ONU-Habitat. Com mais de 60 caixas, o programa tem como objetivo identificar famílias nos espaços mais frágeis da sociedade na localidade, integrando-as às instalações essenciais da prefeitura.

“Os Territórios Sociais estão correndo para reduzir a ameaça às famílias mais vulneráveis do Rio. As famílias são acompanhadas por uma equipe social que coordena o atendimento público do corredor da cidade em colaboração com uma dezena de grupos municipais. Dessa forma, cada círculo familiar recebe assistência adequada às suas demandas sociais”, explica Henrique Silveira, coordenador técnico de Desenvolvimento Socioeconômico do IPP.

Em agosto deste ano, o IPP assumiu a Diretoria Regional Sudeste dentro da INREDE, rede brasileira de institutos de desenvolvimento de planos, a primeira do gênero no país. A organização tem como objetivo trocar relatórios e dados para moldar e evoluir políticas públicas. políticas nos municípios. Além disso, o instituto estabeleceu estreita colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trocando dados e metodologias e servindo como ponto de apoio aos movimentos da instituição na cidade.

O Carnaval do Rio e a Brahma firmaram uma parceria que vai destacar o Carnaval carioca e os sambistas. Acordo. . .

A CBF formula o objetivo de uma invasão na tarde desta sexta-feira (1). Em nota, a Confederação disse que, apesar de. . .

Time vence Inter de Milão e ainda tem um jogo a menos

©TUPI S/A. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *