Cerca de 60 pessoas a mais participaram do evento, realizado no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação (FormaCE), área que atende as redes estadual e municipal do Ceará. “A apresentação dinâmica elaborada pelos professores gerou muita interatividade entre os participantes, que tiveram que compartilhar suas realidades locais”, disse Marcia Regina Gomes, chefe da Divisão de Cooperação Técnica (Dicte) do INES.
Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, aconteceu em Porto Alegre a consulta organizada por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, abordando a Língua Brasileira de Sinais (Libra) como unidade curricular e o papel do tradutor-intérprete em sala de aula. Durante os 3 dias, os trabalhadores do INES Adriana do Espírito Santo, Jaqueline Luna e Weslei Rocha apresentaram questões semelhantes aos dois temas para cerca de cinquenta participantes.
Também estiveram presentes na ocasião a diretora do Departamento de Modalidades e Assistência Especializada da Subsecretaria de Desenvolvimento Educacional, Katyucha do Amaral, e a chefe da Divisão de Educação Continuada do Departamento de Gestão do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Luana Rodrigues, além de outros representantes da SEDUC e do Centro Local de Formação. Educação e Apoio a Surdos (CAS/RS). O objetivo do curso foi a escolarização bilíngue na rede estadual do Rio Grande do Sul.
As duas ocasiões fizeram parte de uma série de dicas técnicas apresentadas pelo instituto durante o ano, segundo nota divulgada em março. O objetivo é contribuir para a implementação ou aprimoramento de programas escolares a partir de uma atitude bilíngue para surdos em outras regiões do país. “Conhecer as outras realidades da pintura em rede no país é uma forma de construir o processo de fortalecimento da escolarização bilíngue e aprender novas táticas para disseminar esse conhecimento”, afirma Marcia Regina.
A edição libriana da novidade está em produção e em breve estará disponível aqui.