Assine grátis nossa Newsletter
A cidade está comprometida com o desenvolvimento sustentável, impulsionado por cidades como Oslo, Londres e Nova York.
A cidade do Rio de Janeiro intensifica seu compromisso com a preservação do clima e o desenvolvimento sustentável, apresentando o orçamento climático e a estratégia de neutralidade de carbono. Esses sistemas são introduzidos no âmbito do Programa de Governança Climática da Cidade do Rio e são coordenados por meio da Secretaria de Planejamento do Ministério da Fazenda e Planejamento em colaboração com a Superintendência de Orçamento, o Ministério do Meio Ambiente e Clima e o Instituto Pereira Passos.
E, com isso, firmou-se como pioneira na América Latina, impulsionada pelas metodologias identificadas por meio do Programa Orçamento Climático, que são oferecidas em localidades como Oslo, Londres e Nova York. O objetivo desse programa é integrar os objetivos do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) ao planejamento orçamentário municipal, ou seja, essas organizações devem direcionar seus investimentos para atingir esses objetivos.
Andrea Senko, Secretária Municipal de Finanças e Planejamento, destacou: “Somos pioneiros na América Latina em liderar esse dossiê, discutindo em pé de igualdade com as principais cidades do mundo. O orçamento visa garantir transparência e visibilidade sobre as emissões de carbono nos investimentos da cidade. Saberemos quais são as emissões relacionadas e, dessa forma, será possível realizar testes de custo-benefício dos investimentos da cidade, levando em consideração aspectos climáticos.
Os investimentos relacionados às atividades de impacto climático serão identificados nas Leis Orçamentárias (LOs), como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). As atividades geradoras de gases de efeito estufa estarão ligadas aos relatórios de desempenho físico e financeiro das concessões e parcerias. Os resultados e avaliações do programa serão divulgados anualmente.
Jean Caris, o Subsecretário de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria de Fazenda e Planejamento, destacou: “A implantação destes programas é fundamental para continuarmos promovendo o desenvolvimento sustentável na cidade do Rio, alinhados com os compromissos e as metas que a Prefeitura assumiu no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática e no Plano Estratégico 2021-2024.”
A estratégia de neutralidade de carbono, por outro lado, buscará reduzir as emissões residuais de gases de efeito estufa (GEE) dentro do governo municipal. O objetivo é apresentar, até 2024, o Plano de Gerenciamento de Emissões de Gases de Efeito Estufa, além de 3 programas de neutralização de emissões. A ação será realizada por meio de uma organização estratégica composta por 22 organizações municipais, representadas por funcionários capacitados.
O diretor regional do C40 para a América Latina, Ilan Cuperstein, saudou a iniciativa do Rio de Janeiro: “O Rio de Janeiro demonstra mais uma vez inovação e liderança na agenda meteorológica, sendo a primeira cidade da América Latina a implementar um orçamento meteorológico. É imprescindível garantir que os movimentos climáticos sejam orçados, priorizados e implementados na cidade.
A ação está endereçada a uma das metas do PDS: alcançar, em 2030, a redução de 20% das emissões de GEE do município em relação às emissões do ano-base 2017, visando a neutralidade em 2050.
Salve meu nome, e-mail e neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new Date() ). getTime() );
Olá;! Você se inscreveu para receber a newsletter do Diário do Rio, o único jornal 100% independente do estado e leitura obrigatória para quem ama o Rio. Se, por acaso, alguém o aconselhou a sobreviver com o seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Depois de se inscrever, você receberá as principais notícias do Rio de Janeiro diariamente. Nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser descobertos em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever! Equipe Abs Rio Diário