Quem passa pela Rua Dr. Alfredo Backer, em Alcântara, já percebe a abundante relocalização do local graças à limpeza em curso do Rio Alcântara. Hace un mes, una colaboración entre la ciudad de São Gonçalo y el gobierno de El estado de Río de Janeiro, a través del Instituto Nacional de Medio Ambiente (Inea), garantizó el dragado que reposicionará la vida de muchas otras personas que viven cerca de a cidade.
A limpeza, que foi explicada após uma investigação realizada por técnicos do Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ajudará a comunidade a evitar sofrer transtornos causados por enchentes em períodos chuvosos. No total, serão descartados 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de rio.
Leia também:
Gabi Luthai revela que estava esperando gêmeos, mas perdeu um deles
Natal 450 anos: árvore de Niterói será inaugurada ao som da Orquestra Petrobras Sinfônica com participação de Elba Ramalho
O prefeito Capitão Nelson falou sobre a parceria com o governo estadual que tem beneficiado o município em diversas intervenções.
“O Estado tem nos ajudado muito em São Gonçalo. O programa Limpa Rio é essencial para se preparar para os períodos chuvosos deste verão. Essa dragagem, aliada às outras pinturas que estamos fazendo na cidade, será essencial para ajudar a população”, disse.
Os moradores estão animados para ver como a limpeza é feita.
“Todo mundo sempre falava que ia limpar esse rio, mas nunca limpavam. Tem anos que isso está abandonado, acumulando lixo, o mato crescendo. A gente chega aqui agora e parece que o rio está até maior, porque limparam só esse pedaço aqui e já deu uma diferença grande”, disse o comerciante Jorge Silva, de 54 anos.