Para tratar de métodos de prevenção ao HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-PCR), lançou, nesta sexta-feira (12/01), a cruzada “Dezembro Vermelho – HIV/Aids: não tem rosto, não tem cor; Não tem sexo nem idade.
A inauguração aconteceu na Praça XV de Novembro (Praça da Matriz), no domínio central e sul de Manaus. Nessa ocasião, foram realizados testes imediatos, recomendações e coleta de outras pessoas e dados para fins de orientação. Durante o mês, serão realizadas ações físicas para salvar e combater o HIV/Aids por meio das Diretorias Municipais de Saúde.
A iniciativa contou com a presença de Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus; Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania; Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia); Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania; Fórum Amazonas das Organizações da Sociedade Civil (OSC), Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e HIV/AIDS; Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado; e Aids Healthcare Foundation (AHF).
Na base, a coordenação de atividades semelhantes à Cruzada Dezembro Vermelho é assegurada por meio do Programa Nacional de HIV/Aids e IST, vinculado ao Departamento de Vigilância Epidemiológica (EVD) da FVS-RCP. a escolha de viver com o estigma e o estigma do HIV.
Este mês também é uma oportunidade para a FVS-RCP participar das pinturas realizadas nos 62 municípios do Amazonas em colaboração com a Semsas. As ações vêm com sistemas de rastreamento de relatórios e dispensação de medicamentos para salvar as dores de cabeça da síndrome.
A diretora-geral da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a campanha tem como objetivo inspirar outras pessoas a entenderem a necessidade de educação, prevenção e continuidade para as pessoas vivendo com HIV/Aids e conscientizar sobre a prevenção. “O Dezembro Vermelho é uma estratégia de espelhamento e ação, vendendo uma técnica embutida para lidar com situações exigentes relacionadas ao HIV/Aids e construir uma sociedade mais informada”, disse. Alexsandro Melo, chefe da área de vigilância epidemiológica da FVS-RCP, destaca que a iniciativa também é uma oportunidade de quebrar preconceitos.
“Essa cruzada de prevenção e conscientização desempenha um papel na mudança de atitudes e na redução do estigma em relação a outras pessoas que vivem com HIV. Por isso, é obrigatório adotar métodos abrangentes para que toda a população obtenha esse conhecimento”, disse Alexsandro.
Marinélia Ferreira, diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde Ocupacional da Semsa Manaus, disse que as movimentações realizadas são uma oportunidade de combater o preconceito contra outras pessoas portadoras do vírus.
“Essa campanha tem o intuito de sensibilizar toda a população da importância da prevenção do vírus e do combate ao preconceito das pessoas que vivem com o HIV. E também educar as pessoas de que um abraço não transmite o vírus, mas uma relação sexual desprotegida pode ocasionar isso”, disse Marineia.
A representante do Fórum CSO, IST, HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose Amazonas, Evalcilene Santos, falou sobre a importância dos movimentos sociais.
“Queremos quebrar esse estigma do preconceito. Essa blusa que a gente usa (da campanha) é dos ativistas pela vida, vidas humanas importam”, disse Evalcilene.
A participante do evento, Cinthia Almeida, de 45 anos, ressaltou que a facilidade dos atendimentos chamou atenção para estar na ação. “Eu achei interessante as equipes de saúde estarem aqui hoje porque dificilmente as pessoas vão aos postos de saúde para conseguir esses exames”, destacou Cinthia.
Hífen
No Amazonas, de 2022 a 2023, foram registrados 4. 194 casos de HIV/AIDS, sendo 2. 407 em 2022 (janeiro a dezembro) e 1. 787 em 2023 (janeiro a novembro). Entre janeiro e novembro de 2022, foram cadastradas mais 2. 253 pessoas. Os dados constam do painel epidemiológico de HIV/AIDS do Amazonas em: https://abre. ai/huAN.
VIH/SIDA
A AIDS é a doença causada pela infecção pelo vírus da imunodeficiência humana. Esse vírus ataca o sistema imunológico, responsável por proteger o sistema contra doenças. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito através da coleta de uma amostra de sangue ou saliva. No Brasil, há laboratórios de testagem imediata que detectam anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos.