De janeiro a outubro deste ano, a unidade hospitalar realizou 173 cirurgias ortopédicas
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), da Fundação Centro de Controle Oncológico do Estado do Amazonas (FCecon), disponibiliza remédios complexos e especializados para o câncer ósseo e muscular, com equipe multidisciplinar especializada. Em 2023, de janeiro a outubro, a unidade realizou 173 cirurgias ortopédicas.
As cirurgias ortopédicas são procedimentos de pequeno, médio e gigantesco, envolvendo próteses, ressecções de tumores e amputações. O diagnóstico precoce é a forma de prevenção do câncer ósseo e muscular, seguido de quimioterapia, cirurgia e radioterapia.
Segundo Rodrigo Polo, ortopedista e traumatologista da FCecon, existem mais de 30 tumores ósseos e musculares, tanto benignos quanto malignos. A maioria, segundo ele, é benigna, classificada como latente, ativa e agressiva.
“Os tumores latentes são descobertos por acaso. Um usuário pode passar a vida inteira sem diagnóstico. Os tumores ativos são dolorosos e podem ser descobertos na segunda década de vida. Mas, por outro lado, tumores benignos competitivos podem se espalhar. metástase, devido ao seu comportamento competitivo, o que dificulta a cirurgia”, diz Polo.
Faixa etária
Ao contrário de outros tipos de câncer, os cânceres ósseos e musculares podem ser diagnosticados em qualquer nível da vida. O médico alerta que não há diversidade expressa de idades para o diagnóstico, como é o caso, por exemplo, do câncer de próstata (55 anos) e do câncer de mama. – 50 a 69 anos – com algumas exceções.
Segundo o especialista, as principais neoplasias malignas – sarcoma ósseo, sarcoma de Ewing – são diagnosticadas na segunda década de vida, entre 10 e 25 anos, e não são incomuns nessa faixa etária.
Diagnóstico
Geralmente, os principais sintomas dos tumores ósseos são dor e aumento local de volume. Tumores nos joelhos, por exemplo, podem causar sintomas precoces porque o joelho é uma articulação de pressão fácil de examinar. Porém, essa dor não merece ser acompanhada daquela causada por uma contusão ou entorse. Para isso é necessário um exame radiológico e, em caso de dúvida ou suspeita de lesão tumoral, exames mais aprofundados como tomografia ou ressonância magnética.
Mito
O médico especialista ressalta que é um mito que um golpe cause câncer, no entanto, os pais estão cientes de quedas ou hematomas em adolescentes. Se houver um tumor não diagnosticado, há o risco de que a parede do tumor se rompa, fazendo com que ele cresça.
Sintomas
O principal sintoma é dor local e inchaço, sendo as mãos, joelhos e pés os mais fáceis de detectar. Ao contrário de um tumor localizado na região pélvica, que cresce por dentro, não pode ser palpado e demora para dar sinal.
Tratamento
O médico especialista ressalta que o tratamento dos primeiros tumores ósseos é baseado em quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Em caso de tumores espalhados por todo o corpo, o paciente será tratado para o tumor número um e tumores secundários conhecidos.
Exame anatomopatológico
É possível saber quando um tumor é número um ou secundário através de um exame anatomopatológico, que ajuda a identificar se o tecido descoberto no joelho é mesmo tecido mamário, por exemplo. Portanto, não é incomum que um paciente se recupere de um tumor e espalhe outro em outro domínio do corpo.
“O oncologista quer saber se o tumor é número um ou secundário, bem como sua localização, pois para cada tipo de tumor é necessário outro tratamento. Os cânceres de mama, pulmão e próstata são os que causam o máximo de metástases. “o Aviso.