Seja durante enchentes ou secas, os cursos d’água da Amazônia se destacam. Se são completas ou secas, como têm efeitos na vida das comunidades ribeirinhas e clássicas circundantes?Como elas afetam a dinâmica da região?
Mas afinal, o que são calhas? Quantas e quais são elas?
Em suma, valas são subdivisões de bacias hidrográficas formadas por um grande rio e seus afluentes. As bacias hidrográficas são mencionadas como o componente da área em que as chuvas ou águas subterrâneas desembocam em um grande rio e seus afluentes, alimentando-os.
Leia também: Conheça os afluentes do Rio Amazonas
O curso de um rio pode sofrer ajustes de curso e intensidade e é diretamente afetado pelos populares verões e invernos amazônicos, que ajustam o ciclo das chuvas na região. Por exemplo, inundações, o curso do rio passa pelo canal e as águas começam a ocupar as planícies.
Saiba o que são as valas do Amazonas e a qual região de municípios ela pertence:
Abrange o noroeste do Amazonas com os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos.
Inclui os municípios de Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé e Carauari.
É a bacia mais meridional do Amazonas. São eles: Pauini, Lábrea, Tapauá, Beruri, Canutama e Boca do Acre.
As calhas do Rio Solimões são as que mais englobam grandes grupos de municípios e está à margem esquerda de Manaus. A do Alto Solimões é composta por Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.
É composta pelos municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Borba e Nova Olinda do Norte.
É a vala correspondente aos municípios da região metropolitana de Manaus. É a maior vala do estado. Fazem parte de: Manaus, Iranduba, Novo Airão, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Careiro Castanho e Careiro da Várzea.
São elas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uamutã, Parintins e Maués.
A Bacia do Médio Amazonas engloba os municípios do entorno da região metropolitana. São elas: Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Urucurituba e Itapiranga.
Finalmente, a bacia triangular é uma área geográfica cujos extremos do “triângulo” são os municípios de Jutaí, Juruá e o rio Solimões. Abriga os municípios de Japurá, Maraã, Fonte Boa, Jutaí, Uarini, Alvarães, Juriuá e Tefé. .