Proposta de Mayara Pinheiro visa combater violência contra autistas no Amazonas

Para combater a violência institucional contra pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), o deputado dr. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) propôs o Projeto de Lei nº 1019/2023, que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O PL altera a Lei nº 6458/2022 que trata sobre a legislação relativa à pessoa com TEA acrescentando o art. 65 sobre violência institucional.

“Como qualquer tipo de violência, a violência institucional viola direitos e promessas básicas dos cidadãos, no caso os autistas. Além disso, perpetua a exclusão e o preconceito contra essas outras pessoas e seus responsáveis legais. Diante do contexto existente, trata-se de adotar medidas legislativas para garantir os direitos e a dignidade dessas outras pessoas”, reforça a parlamentar em sua justificativa.

De acordo com o texto do projeto de lei, qualquer ação ou omissão realizada por agentes públicos contrários aos trabalhadores com TEA, tais como: impedir, controlar ou dificultar o trabalho; recomendações médicas ou situações de condicionamento físico na distribuição de sinistros; invadir a privacidade, suprimir ou privar a autonomia da função. Assim como discriminação, abuso, abandono, preconceito ou maus-tratos contra outras pessoas autistas no exercício de seus direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.

Em caso de condenação por dano pecuniário e ético a um usuário com TEA, o Estado do Amazonas possivelmente proporia uma (recuperação do dano causado) ao agente público que cometeu a violência institucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *