Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!
Precisa de ajuda? Contate-nos!
Dados divulgados pela Linha Verde, programa Disque Denúncia, voltado para o meio ambiente, mostram que, antes mesmo do fim do ano, o número de processos aumentou pelo menos 56% no estado do Rio de Janeiro, em comparação com o ano passado. 2022.
No ano passado, foram registrados 69 processos judiciais que discutiam os locais onde os balões eram fabricados, vendidos, armazenados e soltos, enquanto, até o último sábado (02), a Linha Verde registrou 108 dados sobre o tema. O programa ajudou as forças policiais a mais de trezentos balões só em 2023.
Segundo a Linha Verde, o município do Rio de Janeiro tem de 36 a 59 processos judiciais; São Gonçalo passou de quatro para 13. Além disso, o programa venceu 10 provas em balões de Duque de Caxias, quatro de Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, 3 de São João de Meriti, duas de Cachoeiras de Macacu, Magé e Maricá, além de uma de Itaboraí, Mesquita, Petrópolis, Saquarema e Teresópolis.
Vale ressaltar que, em maio, uma denúncia registrada na Linha Verde levou a polícia a salvar uma festa de balão em Magé, com cerca de 2 mil pessoas. Outros processos também ajudaram as forças policiais a desmantelar fábricas clandestinas usadas para fabricar esses itens.
O lançamento de balão é crime previsto no artigo 9. 605/98 da Lei de Crimes Ambientais.
Como denunciar
A população pode continuar contribuindo no combate a esses tipos de crimes, informando em todo o estado sobre os locais de fabricação, venda, armazenamento, lançamento de balões e equipamentos de aeronautas em Linha Verde. A denúncia pode ser feita por meio dos números (21) 2253 1177 e 0300 253 1177, que também funcionam como um WhatsApp anônimo – estratégia de processamento de conhecimento que apaga ou modifica dados que identificam uma pessoa, ou por meio do aplicativo “Denúncia RJ Disk”. denuncie através da página online do Disque Denúncia ou da FanPage Linha Verde no Facebook.