‘Caminho da Inclusão’: Trabalha Rio cadastra pessoas com deficiência para vagas

Evento nesta terça-feira (5), no Planetário do Rio oferecerá ainda assistência jurídica, palestras, oficinas e shows

Publicado

em

Por

O Trabalha Rio participa, nesta terça-feira (5), da “Jornada de Inclusão, Mais Inclusão e Menos Capacitação”, no Planetário do Rio. Pessoas com deficiência devem se inscrever no programa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) do Rio. Neste ano, foram criadas 2. 733 vagas para o quadro de pessoal das subsidiárias da SMTE.

“De acordo com nosso Observatório do Trabalho, dos 3.405 encaminhamentos para processo seletivo, apenas 160 pessoas com deficiência conquistaram, de fato, um trabalho. O número é muito baixo. Por isso, temos intensificado as nossas ações em defesa da inclusão”, explica Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio.

Além do balcão de emprego e de assistência jurídica, serão realizadas palestras, oficinas, espetáculo teatral e show no Planetário. Tudo gratuito e voltado para as pessoas com deficiência. As inscrições para a participação no evento ainda podem ser feitas no nos perfis de Intagram do Trabalha Rio (@trabalha.rio), da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (@smpdrio) e do Planetário (@planetariodorio).

A “Jornada da Inclusão” começa às nove horas da manhã e, a partir das 10h30, o público será convidado a fazer uma visita guiada ao Museu do Universo. A programação conta ainda com sorteios, oficinas de pintura e Libra e, entre outras conferências, “Emprego Apoiado – Política de Equidade para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ambiente de Trabalho”, com a subsecretária Flávia Cortinovis, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A ocasião também contará com uma apresentação musical.

De acordo com a secretária municipal de Pessoas com Deficiência do Rio, Helena Werneck, a Prefeitura do Rio está trabalhando para melhorar a qualidade de vida de outras pessoas com deficiência, contribuindo por meio de parcerias com diversas instituições. Estamos trabalhando em várias frentes nos sete Centros Municipais de Referência para Pessoas com Deficiência e nos cinco centros de convivência assistida, por meio do avanço de políticas públicas como Emprego Assistido, Linguagem Simples e Eu Me Protejo, para nos protegermos da violência contra crianças”, disse o secretário.

O presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, afirma que a instituição vem investindo, cada vez mais, na democratização da ciência, da educação e da diversão. “O Planetário sempre abriu suas portas para a inclusão. E é muito importante promovermos esse encontro para discutirmos formas de ampliarmos as ações para as pessoas com deficiência”, defende.

O Planetário Rio está localizado na Rua Vicegobernador Rubens Berardo, número cem, na Gávea.

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai analisar com urgência um projeto de lei que proíbe a apreensão do S. . .

Piscinão de Ramos assumiu a gestão do salão de arte urbana da América Latina, que deixa o. . .

Além de desperdiçar Grêmio, Flamengo ou Atlético-MG, o Botafogo terá que vencer pela última vez o Internacional, no Beira-Rio, em duelo válido. . .

©TUPI S/A. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *