IMA mantém risco de colapso da mina 18, após reunião com geólogos do RJ

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) se reuniram, na manhã desta segunda-feira, 04, com geólogos do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM) e afirmaram que a mina 18, ainda continua sob risco de colapso, embora a velocidade de deslocamento tenha reduzido nas últimas 24h.

Antes do encontro, o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Moisés, que também participou do encontro, havia mostrado que não há mais ameaça de colapso.

Leia mais: Defesa Civil de Alagoas diz que mina 18 se estabilizou, regulamentação desmorona

Coordenados pelo geólogo Jean Melo, além do coordenador de controle costeiro da agência, Ricardo César, os técnicos do IMA fizeram uma apresentação histórica sobre a subsidência nas atividades de mineração da Braskem desde 2018.

“A equipe do DRM está aqui em Alagoas, estamos fazendo análises em conjunto, desde os primeiros boletins da CPRM até hoje, para poder compará-los e realizar uma nova investigação, para nós e acima de tudo tranquilizar a população o que está sendo feito e quais são os próximos passos a serem seguidos no futuro”, disse o coronel Moisés.

O presidente da DRM, Luiz Cláudio Almeida Magalhães, destacou a importância da parceria entre os governos de Alagoas e do Rio de Janeiro e também destacou a da equipe que chegou a Alagoas.

Profissionais do Rio de Janeiro foram enviados a Alagoas, por meio do governo do RJ, para o grupo de trabalho que acompanha a situação no bairro Mutange.

“Tivemos uma primeira montagem para ter um conceito geral e hoje iniciamos uma montagem de execução efetiva. O objetivo é ter uma revisão do desafio e à tarde vamos sobrevoar a área, para que durante essa semana possamos auxiliar o governo de Alagoas da forma mais produtiva que se possa imaginar”, disse Luiz Cláudio Almeida Magalhães.

“O desafio total foi para a equipe técnica de geólogos que veio. Também mostramos todas as medidas acompanhadas pelo IMA desde o início do evento. Agora nos reunimos para falar sobre os desafios técnicos de acompanhar e acompanhar o cenário e as movimentações. vamos tomar a partir de agora”, explicou Jean Melo, geólogo do IMA.

O tempo volátil é esperado em Maceió no primeiro fim de semana de dezembro, segundo a Secretaria de Turismo.

Embora especialistas considerem o preço tímido, a resolução é considerada histórica. Seu anúncio foi aplaudido por delegados da Conferência de São Paulo. . .

O fim de semana será repleto de sol e praias propícias para banho. O boletim de natação, emitido à tarde. . .

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) atualizou a previsão do tempo para este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *