‘Jornada da Inclusão’: Trabalha Rio cadastra pessoas com deficiência em vagas de emprego

O Trabalha Rio participa da “Jornada de Inclusão, Mais Inclusão e Menos Capacitação”, no Planetário do Rio, nesta terça-feira. Pessoas com deficiência serão inscritas no programa Municipal de Redução de Renda e Trabalho (SMTE) do Rio. Foram apresentadas 2. 733 vagas para o quadro de funcionários das empresas associadas às SMTE.

“De acordo com o Observatório do Trabalho, dos 3. 405 programas para o processo seletivo, apenas 160 pessoas com deficiência conseguiram um emprego. O número é muito baixo. Por isso, estamos intensificando nossos movimentos pela inclusão”, explica Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Receita do Rio.

Leia também:

O estado do Rio tem mais de 3. 500 vagas de emprego e estágio na última semana de novembro

Condutores com CNH nas categorias C, D e E têm até 28 de dezembro para fazer o exame toxicológico

Além do escritório de emprego e assistência jurídica, haverá palestras, oficinas, apresentação teatral e exposição no Planetário. Todos soltos e destinados a outras pessoas com deficiência. As inscrições para participar da ocasião ainda podem ser feitas nos perfis do Instagram do Trabalha Rio (@trabalho. rio), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (@smpdrio) e do Planetário (@planetariodorio).

A “Jornada da Inclusão” começa às nove horas da manhã e, a partir das 10h30, o público será convidado a fazer uma visita guiada ao Museu do Universo. A programação conta ainda com sorteios, oficinas de pintura e Libra e, entre outras conferências, “Emprego Apoiado – Política de Equidade para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ambiente de Trabalho”, com a subsecretária Flávia Cortinovis, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A ocasião também contará com uma apresentação musical.

Segundo a secretária municipal de outras pessoas com deficiência do Rio, Helena Werneck, a Câmara Municipal do Rio está comprometida com a qualidade de vida de outras pessoas com deficiência, colaborando com diversas instituições. “Estamos trabalhando em diversas frentes nos sete Centros Municipais de Referência para Pessoas com Deficiência e nos cinco centros de convivência assistida, por meio da progressão de políticas públicas como Emprego Assistido, Linguagem Simples e Eu Me Protejo, para nos proteger da violência contra crianças “, disse o secretário.

O presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, afirma que a instituição está investindo cada vez mais na democratização da ciência, do ensino e do entretenimento. “O Planetário se abriu para a inclusão. E é muito importante que a gente anuncie essa assembleia para falar sobre táticas para ampliar os movimentos para outras pessoas com deficiência”, disse.

O Planetário Rio está localizado na Rua Vicegobernador Rubens Berardo, número cem, na Gávea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *