Política do Rio Grande do Sul – O Governo da República e a Celebração da Paz
Rio, 17 – O presidente da Republica, logo que recebeu o telegramma annunciando haver o dr. Borges de Medeiros ratificado o accôrdo para a paz nesse Estado, assignalou esse acontecimento com algumas determinações. Foi assim que fez communicar immediatamente o facto a todos os governadores e presidentes de Estados, regosijando-se com o povo brasileiro pela pacificação da familia rio-grandense. Tambem ordenou que fosse ponto facultativo em todas as repartições federaes.
Rio, 17 – O presidente da República e o ministro da Guerra enviaram telegramas ao deputado Antunes Maciel saudando o fim dos combates no Rio Grande do Sul, para o qual tanto contribuiu a tempo.
Escola de Mestres de Linha – De Jacuhy mudou-se para Canoas e nomeou o instrutor da Escola de Mestres e Encarregados de Linha que funciona nesta estação, o antigo mestre de linha Antonio Paiva. O Departamento de Estradas de Ferro Permanentes montou uma escola em Canoas, onde, além do número de encarregados de longa duração, estão quase preparados os capatazes de longa duração e os encarregados de linha necessários para o serviço deste Departamento.
Achados Perdidos – Depositada na mesa desta página: uma carteira, descoberta pelo Sr. Álvaro Soares Duarte na Rua Uruguai; um sapato de criança, descoberto pelo Sr. Arthur Della Pozza, na estrada para Mato Grosso. Demos uma bengala para o Sr. Lourenço Russomano, morador de Pelotas.
Colegiado São Luiz – Na véspera, aconteceu a festa final do primeiro ano letivo no Colegiado São Luiz, festa que contou com a presença de muitas famílias e senhores. Uma vez entregues os diplomas, foram apresentadas várias peças teatrais em que participou o membro mais produtivo de cada uma delas.
Exposição do Centenário – No domingo, na sede do bairro Villa Nova, foram entregues os prêmios entregues através do Júri da Exposição do Centenário aos fruticultores residentes que participaram da ocasião.
O adiamento das eleições federais no Rio Grande do Sul
Rio, 15 – São as seguintes as modificações propostas pelo senador Bueno de Paiva à comissão de reforma eleitoral em relação ao cenário gaúcho: “Art. – É legal o governo adiar as eleições para o Congresso Nacional no Estado do Rio Grande do Sul para 3 de maio do ano que vem, ou para data mais conveniente: 15 dias e 10 dias para fechamento; Em segundo lugar, o governo levará em conta os comandos e medidas que resultarão desse adiamento. O artigo 14. º acrescenta: São também culpados pelo seu trabalho diário na organização das mesas de voto nas modalidades atribuídas aos círculos eleitorais cujos lugares fazem parte de outros círculos eleitorais. Onde se lê “juízes municipais ou outros juízes preparatórios qualificados”. A emenda do senador mineiro Bueno de Paiva autoriza o governo federal a adiar as eleições federais no Rio Grande.
A grafia da época está preservada nos textos acima
18 de dezembro na História