Em assembleia com jovens, Lula promete mais 100 institutos federais e políticas públicas

Rede Brasil Atual – O IV Congresso Nacional da Juventude começou hoje (14), em Brasília. A ocasião, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reúne jovens de todo o país para falar sobre políticas públicas voltadas para a população idosa entre 15 e 29 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da posse nesta tarde. ” Travamos uma guerra maravilhosa pela democracia. Os jovens se solidarizaram comigo. Tiveram coragem quando não ousaram os que a elite brasileira organizou para me salvar de ser presidente novamente”, disse, ao lado da primeira menina, Janja Lula da Silva.

O mais importante para mim é que, através de toda essa luta e perseverança, vocês não só conquistaram o direito de exigir, mas também têm o direito e o dever de nos ajudar a fazer mais. Não há momento político na história do Brasil em que a sociedade civil tenha se envolvido na elaboração, aprovação e implementação de políticas. Outros jovens contribuíram para uma revolução na educação com o Prouni, o Reuni, escolas técnicas e universidades federais. durante o nosso mandato vamos criar mais cem institutos para jovens”, acrescentou o presidente Lula.

Com o tema “Reconstruindo o Presente, Construindo o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Viver Bem”, a convenção reunirá jovens de todo o país até o dia 17 de dezembro para falar sobre políticas públicas para a população de 15 anos e 29 anos. A assembleia é organizada através da Secretaria-Geral da Presidência da República, através da Secretaria Nacional da Juventude. Também através do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).

LULA, UNIÃO E RECONSTRUÇÃO – A volta do debate entre o governo federal e a sociedade civil marca um momento vital. Desde 2015, o governo não realiza uma Conferência Nacional da Juventude. É uma posição transparente de desprezo por esse componente da sociedade.

O procedimento preparatório para o IV Congresso Nacional da Juventude incluiu uma série de etapas, somando-se as versões municipal, regional, estadual, livre, temática, popular e comunitária, territorial, além da versão virtual. Com o empenho e a participação ativa de outras facetas da juventude brasileira, as etapas iniciais da Conferência mobilizaram mais de 250. 000 jovens. As entidades realizaram reuniões municipais em 1. 535 cidades, abrangendo cerca de 1. 800 municípios brasileiros.

Dessa grande diversidade de ocasiões, surgiram 1. 117 propostas que serão submetidas à avaliação na plenária final. Essa consulta ocorrerá no último dia da Conferência Nacional e contará com a presença de 1. 300 delegados de todos os estados e do Distrito Federal. Escolhidos nas fases iniciais, de acordo com critérios estabelecidos na regulamentação, como paridade de gênero, razão étnico-racial e diversidade regional. A programação completa pode ser conferida no site do governo neste link.

Assine o 247, pelo Pix, assine a TV 247, canal Cortes 247 e assista:

Os comentários aqui publicados expressam a opinião de seus autores, responsáveis ​​pelo seu conteúdo, e de 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *