O prazo para vacinação contra a febre aftosa é 31 de dezembro na Bahia

A campanha de vacinação contra a febre aftosa prossegue até 31 de dezembro. A temporada de vacinação para animais de criação e rebanhos bubalinos terminaria no final de novembro, mas, devido à estiagem que atinge todo o estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), quadro semelhante no Ministério da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Matriz de Pesca e Aquicultura (Seagri), prorrogou o prazo. A declaração de vacinação pode ser feita até o dia 15 de janeiro de 2024.

A Bahia possui um rebanho de animais de criação de aproximadamente treze milhões de cabeças. Adab ressalta a importância da vacinação para salvar a febre aftosa, uma das doenças mais graves que afetam os animais de criação e os búfalos. a vacina, sublinha o diretor-geral da agência, Paulo Sérgio Luz.

Imunizar os animais é crucial não apenas para a saúde do rebanho, mas também para a economia, pois a presença da doença pode afetar as exportações de carne. A Bahia está avançando para se tornar o primeiro estado do Nordeste a alcançar o status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação em 2024, o que permitirá a abertura de novos mercados à carne baiana.

Declaração – A declaração de vacinação e a geolocalização dos domicílios são de extrema importância. Esses dois são exigidos por meio do Ministério da Agricultura e de organizações estrangeiras para avaliar o ponto de segurança da defesa agropecuária e da sanidade animal do estado.

Os produtores que exigirem a vacinação terão suas casas fechadas e ficarão proibidos de emitir a Guia de Trânsito Animal (ATG). Penalidades e multas também são estabelecidas por lei. Em todo o estado, a Adab conta com mais de 390 escritórios para atender os pecuaristas. em suas mais de 400 mil moradias rurais cadastradas.

Fonte: Seagri.ba.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *