Sites de varejo lideram pesquisa sobre compras online na América Latina

Os canais de busca tradicionais perderam espaço na disputa pela preferência dos consumidores que pesquisam produtos para comprar pela internet. Segundo estudo do eMar- keter/Insider Intelligence, os sites de varejo são hoje a principal fonte de pesquisa de produtos entre os latino-americanos, à frente, inclusive, das redes sociais.

Ao procurar um produto para comprar online, 13,4% mais consumidores na América Latina recorrem a sites de varejo online em vez de usar canais de pesquisa clássicos, de acordo com a pesquisa “Latin America Consumer Product Search Behavior 2023”. Os classificados apresentaram a fase de estudo da jornada do comprador.

A previsão é que, em 2023, mais de uma parcela dos latino-americanos com mais de 14 anos faça pelo menos uma compra online. Isso é cerca de um terço a mais do que o número de outras pessoas que compravam online em 2019, antes da pandemia. A adoção imediata do e-commerce levou a ajustes profundos nos hábitos de compra dos consumidores da região, especialmente quando se trata de onde e como eles buscam os produtos que desejam comprar online. A melhoria mais notável é o aumento do uso do varejo para quem procura.

É muito provável que essa mudança aumente no futuro, à medida que os consumidores buscam os preços mais produtivos, promoções e ofertas em plataformas de varejo, especialmente mercados virtuais, que também servem como opção para comparar produtos e preços. As redes sociais notaram uma expansão significativa em termos de buscas de produtos. Não é a forma de pesquisa mais popular (destina-se apenas a sites de retalho), mas é a que tem o maior crescimento (4,3 pontos percentuais) em termos de utilização para este tipo de pesquisa. .

“A rápida adoção do e-commerce provocou mudanças profundas no comportamento de compra dos consumidores da região, principalmente no quese refere onde e como eles pesquisam os produtos que querem comprar online”, disse Matteo Ceurvels, principal analista para América Latina e Espanha. “A mudança mais visível é o aumento do uso de sites de varejo para essas pesquisas”, complementa.

O vídeo tem sido conhecido como um dos meios mais importantes de impulsionar o engajamento do cliente, devido ao aumento da penetração desse formato na América Latina. Mas estudos mostram que a maioria das pessoas ainda prefere ver as informações por escrito. Na verdade, o formato de efeitos de texto é o preferido: quatro em cada 10 clientes latino-americanos preferem ler sobre os produtos que estão segmentando e 3 em cada 10 preferem assistir a um vídeo. Essa também é a proporção entre os clientes brasileiros.

Além disso, os compradores on-line estão adotando uma técnica mais sutil para estudar produtos, combinando logotipos e termos de pesquisa genéricos. Mais de uma fração dos entrevistados usa uma combinação de ambos, e os gostos pessoais variam de acordo com a idade e o gênero.

O Insider Intelligence é o resultado da fusão entre o eMarketer corporativo virtual e analítico e o Business Insider Intelligence, especializado em disseminar insights de negócios. Tem como objetivo destacar as oportunidades que se apresentam no mundo virtual.

(Foto via Marvin Meyer no Unsplash)

Mídia no mercado publicitário.

Não se torne obsoleto. Receba novidades em sua caixa de entrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *