Métropolesmetropoles. com
27/12/2023 02:54, atualizado 27/12/2023 02:54
Debora Dutra de Mesquita, 24, estudante de arquitetura, sofre com um tumor no cérebro e precisa de um medicamento de alto custo chamado Temozolamida. Em 2020, a jovem foi diagnosticada com astrocitoma maligno de grau 2 e passou por três cirurgias na cabeça, mas o tumor voltou a crescer. Agora, Debora precisa dar continuidade ao tratamento. Ela conseguiu realizar a radioterapia, mas aguarda há mais de 6 meses uma resposta para a viabilidade dos remédios para a quimioterapia, que precisa ser feita no período de um ano.
O medicamento está sem estoque há um ano na querida farmácia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A Ouvidoria do Distrito Federal (DPDF) pediu aos familiares de Débora que criassem um orçamento para cobrir os custos do tratamento.
A família, então, fez um orçamento que resultou no valor de R$ 97 mil para o tratamento durante o ano todo, ou seja, cada caixa de remédio custaria por volta de R$ 8 mil por mês, valor inviável para os familiares da garota.
Segundo a mãe de Débora, a artesã Sara Dutra de Carvalho, de 52 anos, o Ministério da Saúde recorreu alegando que ela havia sido recebida por um preço menor em uma farmácia do Nordeste, mas a decisão de mérito do caso não apontou para isso devido às festas de fim de ano. O círculo familiar ainda aguarda a retomada das atividades da instituição para prestar cuidados obrigatórios.
Sara diz que apesar da dificuldade, a filha segue esperançosa na recuperação. “Ela é um verdadeiro exemplo de resiliência e determinação. Ela tem consciência do problema de saúde dela, mas não se entrega à doença. Ela é cheia de planos e nos dá força o tempo todo”, completa a mãe.
Procurado por meio do Metrópoles, o Ministério da Saúde informou que o medicamento ainda está fora de estoque e que não há prazo para que volte ao estoque. “O medicamento temozolamida 250 mg está esgotado ultimamente. Ressaltamos que um procedimento normal de compra deve ser realizado. Está em andamento e também temos uma ordem de compras emergenciais para preencher o estoque o mais temporariamente possível.
1.
Mais opções no Google Chrome
Dois.
Parâmetros
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem solicitar notificações
Quer ficar por dentro das novidades do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?