ICMS Rio em 20% a partir de 2024

Assine grátis nossa Newsletter

O novo será válido para operações realizadas a partir de 20 de março de 2024.

Na última quinta-feira (21/12) foi publicada a Lei 10. 253, que determina que o imposto sobre operações equiparadas à circulação de mercadorias e à prestação de serviços de transporte e comunicações interestaduais e intermunicipais (ICMS) aumente de 18% para 20%. Será válido para operações realizadas a partir de 20 de março de 2024. Os dados foram divulgados pela “Agência Brasil”.

No mês passado, estados do Sudeste e Sul anunciaram que iriam reajustar o imposto devido à reforma tributária. No entanto, 3 estados – São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo – renunciaram a esse acúmulo após a aprovação da reforma.

Em nota, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) criticou o aumento da alíquota do ICMS, considerando que a medida, somada ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), aumentará a alíquota modal. De 20% para 22%. A entidade alega ainda que a justificativa apresentada por meio dos estados, no edital de novembro, para ampliar a alíquota que a reforma tributária “previa que a arrecadação do ICMS, aferido entre 2024 e 2028, seja aplicável ao departamento do IBS (imposto que unifica e substitui o ICMS e o ISS) pelos próximos 50 anos”. No entanto, segundo a Firjan, esse dispositivo foi modificado e não consta no texto da reforma, promulgada pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (20).

“Réveillon nos dados”: Rio prevê R$ 3 bilhões na economia

Luísa Sonza, Ludmilla, Jorge Aragão, Belo e mais: confira a programação completa do Réveillon de Copacabana

A reforma tributária, como sempre, resultou em aumento de impostos. Até o momento, todas as reformas tributárias realizadas resultaram em aumento de impostos!E é o cidadão que vai pagar a conta.

O que o senhor vê o Estado oferecendo para a população?O que vejo é apenas muitos voos e nenhuma melhora. Principalmente quando estamos falando do Rio de Janeiro. Pagar mais impostos é só para poder voar mais!

Daniel vive em outro mundo ou patamar. Absurdo a qualidade dos serviços públicos no RJ com as taxas elevadas de impostos. Saúde zero. Educação idem. Segurança nem se comenta mais…entre as 5 cidades que os turistas não querem retornar mais. 6 governadores presos ou indiciados…esperar o quê?

Meu caro,impostos injustos são sempre obra do capeta.

Nosso RJ está ampliando cada vez mais a carga tributária e afugentando investidores. Quem mais sofre são os consumidores e os trabalhadores. . . Eu não votei nisso!

Pessoal que demoniza impostos ignoram de onde o Estado tira recursos para serviços. Sempre reclama melhoria de serviços. Mas não quer pagar mais impostos…

O problema nao e pagar o imposto, e ser roubado pelo estado, que nao devolve nada decente pra populacao.

Educação, segurança, saúde, etc.

Meu caro,impostos injustos são sempre obra do capeta.

Se não houvesse corrupção, pode ter certeza que o imposto seria bem menor. Esse é o problema.

Que serviços o senhor vê o Estado entregar à população? Eu vejo é muita roubalheira apenas, e nada de melhorias. Principalmente quando se fala em Rio de Janeiro. Pagar mais imposto é apenas para poderem roubar mais!

Puro eles fizeram isso

Adeus empresas.

Um percentual de mais de 2% que vai à falência de empresas, muitas das quais pintam de forma amadora, é uma piada quando o problema, na realidade, é mais uma questão de má gestão empresarial, estudos e muito achismo.

Salve meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new Date() ). getTime() );

Olá! Você se inscreveu para receber a newsletter do Diário do Rio, o único jornal 100% independente do estado e leitura obrigatória para quem ama o Rio. Se, por acaso, alguém o aconselhou a sobreviver com o seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Depois de se inscrever, você receberá as principais notícias do Rio de Janeiro diariamente. Nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser descobertos em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever! Equipe Abs Rio Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *