O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) empossou o juiz federal Wagmar Roberto Silva na manhã desta sexta-feira, 15, como membro para o biênio 2023 a 2025. Eleito pelo Tribunal Especial Administrativo do Tribunal Regional Federal Eleitoral (TRE-TO) da 1ª Região, é membro titular da elegância dos juízes federais.
Na abertura da cerimônia, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, falou da honra de ter o juiz como membro do Tribunal Eleitoral do Tocantins. Com um currículo magnífico, a decisão federal sobre quem presta juramento hoje tem muito a contribuir para a Justiça Eleitoral do Tocantins. Um representante não só na caixa judicial, mas também na caixa de educação jurídica. Para nossa maravilhosa satisfação, ele se junta aos demais pares desse descarado tribunal cujo projeto é garantir a legitimidade do processo eleitoral e da democracia no território tocantins”, disse o magistrado.
Após a cerimônia de posse do juiz federal Wagmar Roberto Silva, o diretor-geral, Jonás Destene Ramos, leu o ato de posse e os magistrados assinaram o documento.
Na sequência, o ouvidor regional e ouvidor da Mulher +, juiz José Maria Lima, disse que a ocasião era de celebração e reconhecimento pela competência, dedicação e ética demonstradas pelo novo integrante da Corte. “É uma ocasião de celebração e reconhecimento pela competência, dedicação e ética demonstradas por este notável profissional que ora toma posse. Assumir a posição de juiz é abraçar o compromisso com a Justiça imparcial”, salientou.
Para o empossado, juiz federal Wagmar Roberto Silva, estar nesta função é ter a oportunidade de construir uma passagem histórica e ter coragem para cumprir a missão de prosseguir e dar legitimidade aos processos eleitorais. “É grande a minha satisfação em constituir essa constelação competentíssima de juristas e que muito me honra agrupar, estar lado a lado dos senhores e senhoras nesse desafio de levar a prestação judicial”, ressaltou.
O empossado assume a vaga deixada pelo Juiz Gabriel Brum Teixeira, que encerrou seu biênio nessa quinta-feira, dia 14 de dezembro.
As autoridades
Compuseram a mesa de honra o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, o vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, procurador eleitoral Rodrigo Mark Freitas, ouvidor regional eleitoral e ouvidor da Mulher, Juiz José Maria Lima, a juíza Silvana Maria Parfieniuk, o juiz Rodrigo de Meneses dos Santos e o juiz Antônio Paim Broglio.
A posse ocorreu na presença, entre autoridades, da vice-governadora do Estado do Tocantins, Laura da Rocha Moreira; a juíza Ângela Prudente, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO); as juízas Eurípède do Carmo Lamounier e Angela Issa Haonat; o subprocurador-geral do Estado, Marcelo Ulisses Sampaio; e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Tocantins, Priscila Madruga; o intercambista do Tribunal do TRE-TO, Alexandre Ogawa; o inspetor Frederico Garcia Leite, superintendente adjunto da Polícia Rodoviária Federal do Tocantins; o defensor-chefe da Defensoria Pública da União (DPU) do Tocantins, Igor de Andrade Barbosa; Mauro Ribas, Promotor de Justiça da Câmara Municipal de Palmas; Ricardo Antonio Nogueira Pereira, Diretor Administrativo da Justiça Federal do Tocantins; o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto), Alan Martins Ferreira.
Perfil do Membro
Possui graduação em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Informática e Processo de Dados de Alvorada (1994) e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (2001). Trabalhou como professor em um estabelecimento de ensino superior (Centro de Educación Universitaria del Distrito Federal). – UniDF (2003-2007) e Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas – FATEFIG (2014). Também atuou como juiz federal e diretor do Fórum da Subseção Judiciária de Patos de Minas (TRE/A)
(Foto: SJTO Divulgação)