TV Brasil homenageia Carlos Lyra com documentos antigos

Em tributo ao cantor e compositor Carlos Lyra, que faleceu no último sábado, aos 90 anos, no Rio de Janeiro, a TV Brasil apresenta uma edição especial do programa Recordar é TV com entrevistas marcantes e performances históricas do astro neste sábado (23), às 23h. Com uma hora, a produção temática, que utiliza o rico acervo da emissora pública, fica disponível no app TV Brasil Play.

A homenagem traz conteúdo exclusivo que intercala trechos da produção “Eu sou o display”, feita pela TVE/RJ, em 1986, – com debates, depoimentos de artistas e interpretações marcantes do músico – e números do espetáculo “Carlos Lyra”. 60 anos de Bossa”, gravado pelo canal, em 2018, no Espaço Cultural BNDES.

O especial resgata canções, histórias e curiosidades da Bossa Nova, movimento ao qual Carlos Lyra está fortemente ligado. Durante o programa produzido pela TV Brasil, o músico canta músicas que compôs em colaboração com maravilhosos letristas da música brasileira.

A programação celebra a genialidade de Carlos Lyra. A homenagem inclui obras de seu repertório original como os sucessos “Coisa mais linda”, “O Negócios é Amar”, “Minhafriend”, “Você e eu”, “Lobo bobo” e “Sabe Você?”, entre outros clássicos. Os principais parceiros na carreira do ex-melodista foram figuras como Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Geraldo Vandré, Dolores Duran e Joyce.

Entrevista sobre o processo TVE/RJ

Carlos Lyra entrou para a história como um dos maiores compositores do país. Na década de 1980, produção transmitida pela extinta TV Educativa do Rio de Janeiro, que triunfou na TV Brasil, entrevistou os jornalistas Sérgio Cabral e Jalusa Barcellos. O músico fala sobre seu processo artístico, relembra sua colaboração com Vinícius de Moraes e fala sobre as músicas que compôs para cinema e teatro.

Entre passagens antigas de sua carreira, o artista relembra os anos que passou exilado no México. Com sensibilidade e talento, Carlos Lyra contribuiu para revolucionar a música brasileira. Em um dos trechos decididos pela TV Brasil, o músico canta “Ah, se meu bolo ganhar!”. com a dramaturga Maria Clara Machado.

Lyra também teve atuação importante em prol da difusão da cultura nacional. O artista foi um dos responsáveis por fundar o Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1961, assunto sobre o qual o cineasta Leon Hirszman aborda no material apresentado pela TV Brasil.

Ao vivo & sob demanda

Acompanhe a programação da TV Brasil em canais abertos, TV por assinatura e pratos. Entrar: https://tvbrasil. ebc. com. br/comosintonizar.

Seus sistemas favoritos estão na TV Brasil Play, pelo site da http://tvbrasilplay. com. br ou por um aplicativo em seu smartphone. O aplicativo é gratuito para download e está disponível para Android e iOS. Assista também na WebTV: https://tvbrasil. ebc. com. br/webtv.

Sede da EBC: SCS – Bloco – Bloco B 50/60 – 1º Subsolo – Edifício Venâncio 2000 – CEP: 70. 333-900

Horário de funcionamento administrativo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Acesse aqui as Regionais EBC

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *