Responsável pelos perfis oficiais das páginas “Choquei” nas redes sociais, Raphael Souza prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais sobre o caso da jovem que se suicidou após a repercussão de uma fake news sobre uma suposta data que ela estava falando. para um influenciador. De acordo com uma nota publicada na página (que deixou de aparecer desde o episódio), “ele apresentou fatos e documentos que contribuem para esclarecer o episódio e dar a verdadeira dimensão do papel de Choxi no assunto”.
“Foram apresentadas provas relacionadas ao motivo que provocou a fake news, primeiro publicadas por meio de algum outro perfil e depois republicadas por meio do Choquei, e foram tiradas fotos dos diálogos mostrando os procedimentos seguidos assim que a falsidade foi descoberta, como a pronta remoção do conteúdo falso republicado”, disse. dizia o post.
O perfil afirma ainda que “passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer”.
No último dia 18, cópias falsas simulando uma troca verbal entre Jéssica e Whindersson foram postadas em páginas populares nas redes sociais, como “Choquei”, que tem 21 milhões de seguidores. Isso fez com que o jovem fosse alvo de uma intensa campanha de ódio.
“Nunca imaginei que teria que vir aqui e comunicar alguma coisa. Afinal, não sou conhecido e nunca procurei ser. Toda essa palhaçada não é nada, ainda é uma piada muito chata. Claramente o objetivo é me enganar. (. . . ) Não suporto esse tipo de exposição. Foi o ano mais difícil da minha vida, só tenho gratidão por ter chegado a dezembro viva”, postou na ocasião.
Leia abaixo a nota oficial publicada nas redes sociais do perfil:
O perfil de Chocomi lamenta profundamente o ocorrido com Jéssica Vitória Canedo e se solidariza com a família. Dizemos aos nossos devotos que, em sinal de respeito a este trágico acontecimento, as redes de Choquei estão paralisadas até este momento.
Nesta quinta-feira, 28, o dono do perfil de Chonai prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que explicam o episódio e dão a real dimensão da atuação de Choxi neste caso.
Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei- e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado.
Recentemente, a Choquei vem passando por um minucioso processo de reavaliação interna das estratégias seguidas com vistas à implementação de filtros e códigos de conduta para evitar a recorrência de episódios dessa natureza.
O objetivo do Choquei é contribuir com agências de pesquisa, bem como colaborar no aprimoramento do setor de dados online.
Reiteramos nossa total solidariedade à família de Jéssica Vitória Canedo.
O branco é um clássico do Réveillon, mas há quem opte por outras cores que, segundo a tradição, podem trazer energia inteligente para o novo ano.
Um grupo de 68 pessoas que viajou de excursão por mais de 600 quilômetros para passar o réveillon na praia…
Um líder teria ameaçado um fiel após o fechamento da igreja — Foto: g1 Um líder de 43 anos. . .
A Polícia Militar (PM) de São Paulo abriu dois processos disciplinares para expulsão de um soldado acusado de furtar uma orquídea e também abandonar…