Operação Mudo visa combater comunicações ilícitas por meio do crime organizado
Compartilhar:
A Polícia Penal desencadeou operações em três unidades prisionais do Rio Grande do Sul, que resultaram na apreensão de 391 celulares nos dias 12, 14 e 15 de dezembro. As ações integraram a segunda fase da Operação Mute, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e desenvolvida em todas as regiões do Brasil para retirar celulares dos estabelecimentos prisionais. O objetivo é combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de criminalidade em âmbito nacional.
Segundo o Instituto do Rio Grande do Sul, foram invadidas 444 celas, totalizando 2. 626 mil presos. As movimentações foram realizadas na penitenciária modulada do Estado de Charqueadas, na penitenciária modulada do Estado de Venâncio Aires e na penitenciária modulada do Estado de Venâncio Aires. do Estado de Osório.
Nesta fase da operação, foram mobilizados cerca de 440 servidores, que fazem parte do Grupo de Ações Especiais e dos Grupos de Intervenção Rápida da 1ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões Penitenciárias, além de operadores com cães e equipes das unidades. As operações contaram também com o apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal e dos Bombeiros Voluntários de Charqueadas.
Coordenação realizada por meio do Departamento de Inteligência e Operações Estratégicas da Secretaria de Sistemas Penais e Socioeducativos (SSPS) e do Departamento de Segurança e Execução Penal da Polícia Penal, com a participação do Departamento de Inteligência da instituição.
Esta é a maior operação da Senappen no combate ao crime organizado, devido ao número de estados e ao número de policiais federais e estaduais envolvidos e ao número de penitenciárias cadastradas.
A primeira operação ocorreu entre os dias 16 e 27 de outubro e resultou na apreensão de 1. 166 celulares em todo o país. As operações foram realizadas em 68 grupos criminosos em 26 estados. No total, foram registradas 55. 919 pessoas privadas de liberdade.
Rua Marechal Deodoro, 101 – 7º andar Sala 701
Centro – Bento Gonçalves – RS
Fone/Fax: (54) 3455-3999
Whatsapp: (54) 99692-3999
Contato: leouve@gruporscom. com. br
© Todos os Direitos Reservados
Grupo RSCOM e Portal Léouve 2022
Desenvolvido pela tecnologia BW2
Compartilhe em suas redes