Por Ana Cristina Campos, jornalista da Agência Brasil – O réveillon de 2024 deve injetar 3 bilhões de reais na economia da cidade do Rio de Janeiro, o que equivale a um crescimento de 15% em relação ao ponto de inflexão de 2023. , quando a movimentação foi de R$ 2,6 bilhões. As estimativas são da Prefeitura do Rio de Janeiro e são publicadas em conjunto com o estudo Réveillon en Data, que retrata o feriado mais importante da cidade, o Carnaval.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, o resultado consolida o ano inteligente para a economia da cidade. “A economia do Rio continuou muito forte durante o ano. Organizámos o maior carnaval dos últimos tempos, realizámos a Web Summit na cidade e organizámos dezenas de feiras e eventos da indústria estrangeira. Tudo isso incentiva o cidadão carioca a gastar mais em instalações e atrai turistas nacionais e estrangeiros, que também desfrutam de tudo o que a cidade tem a oferecer”, disse Chicão Bulhões.
Na festa da virada, serão ao todo 12 palcos espalhados por 11 pontos da cidade, com mais de 4 milhões de pessoas participando, sendo 2 milhões somente nas areias da Praia de Copacabana.
O estudo foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, em colaboração com o Instituto Fundação João Goulart e a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur).
De acordo com o presidente da Riotur, Ronnie Costa, o Rio de Janeiro está comemorando sua nova credibilidade junto aos maiores produtores de eventos do mundo. “Estamos realizando os primeiros eventos novamente e nosso calendário de 2024 já está cheio. O Rio de Janeiro tem vocação natural para o turismo e para sediar “os maiores festivais do planeta. Graças a isso, aumentamos o número de turistas na cidade e estimulamos a economia”, disse Ronnie Costa.
Esta é a primeira edição do Ano Novo no Data, festa da cidade do Rio de Janeiro no Réveillon, assim como já houve duas edições do Data Carnival, uma das festividades do Rio.
Na véspera de Ano Novo, 2 milhões de pessoas estiveram em Copacabana. Em festas e eventos privados, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam ao Réveillon de 2024, com 20 milhões de reais em ingressos vendidos. As informações são baseadas em dados da Coordenadoria de Promoção de Eventos Especiais do Município. Serão ao todo 38 eventos e festas presenciais para o Réveillon 2024, sendo 42% na Zona Sul e 42% na Barra da Tijuca. Em média, o A festa pessoal deverá reunir mais 1. 400 pessoas, sendo que a maioria (63%) frequenta as festas da zona sul carioca.
Segundo dados da Riotur, 98% dos turistas estrangeiros, 89% dos turistas nacionais e 88% dos cidadãos do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio deram nota acima de 8 para mudança de 2022 a 2023 para Copacabana.
A publicação mostra ainda que a Praia de Copacabana é formada por 85% de cariocas e cidadãos da região metropolitana do Rio, 12% de turistas nacionais e 3% de turistas estrangeiros. Dos cidadãos do Rio, 54% são homens e 46% são mulheres, 62 dos quais têm menos de 40 anos.
A Argentina é o país que traz mais turistas estrangeiros, e São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais turistas nacionais, sendo que aproximadamente 60% dos turistas ficam 5 dias ou mais na cidade.
Sobre a parte operacional da prefeitura para as festas da virada do ano, o Réveillon em Dados mostra que 13 órgãos estão envolvidos com o réveillon, com 11,8 mil servidores públicos municipais trabalhando nos eventos, sendo quase metade (46,2%, 5,5 mil) de funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
A publicação Réveillon em dados está disponível no site do Observatório Econômico do Rio.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Os comentários aqui publicados expressam a opinião de seus autores, que são culpados de seu conteúdo, e de 247