Do início do ano até a primeira quinzena de dezembro, 7. 582 carros foram vendidos por meio da capacidade virtual de vendas do aplicativo Carteira Digital em Trânsito (CDT), no Rio Grande do Norte. Graças ao aplicativo, é possível indicar eletronicamente a autorização para a transferência direta de propriedade do veículo (ATPV-e) entre concessionária e cliente por meio do CDT, mediante autorização do escritório de trânsito no posto de registro do veículo.
A promoção digital possibilita anunciar transações completas de veículos sem a necessidade de autenticar ou assinar um contrato em papel, com sinalização gov. br virtual e biometria facial. Para consolidar a venda, basta o novo proprietário ir até a agência de trânsito local e movimentar o veículo.
O Rio Grande do Norte aderiu à ferramenta em março de 2022. No total, 20 estados já utilizam o aplicativo nas transações de compra e venda. Neste ano, o aplicativo possibilitou a realização de 334.747 vendas digitais em todo o país. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aguarda a adesão à ferramenta do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Santa Catarina, que ainda não oferecem essa facilidade.
Como funciona
• O aplicativo permite que você faça uma transação mais rápida e fácil; • A segurança é garantida ao exigir que o usuário faça login com uma conta silver ou passld na plataforma passv. br, além de biometria facial para assinatura virtual; • Concluída a operação, o proprietário só precisa se dirigir ao Detran local para realizar a vistoria técnica e movimentar o veículo; • Somente proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela edição virtual (ATPV-e), poderão se beneficiar dessa facilidade.
Assessor Especial para as Comunicações, Ministério dos Transportes