Mato Grosso do Sul tem alerta de tufão com ameaça de enchente e ventos fortes

Mato Grosso do Sul está sob alerta de tufão nesta terça-feira (19), com ameaça de alagamentos e granizo. As previsões apontam para chuvas intensas com ameaças de falta de energia, danos nas lavouras, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta é válido a partir das 12h. às 23h59 de terça-feira. O volume de chuva pode variar de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhado de ventos de 40 a 60 km/h.

Estão no alerta: Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Três Lagoas e Vicentina.

Em comparação com os últimos dias, o calor deve diminuir de intensidade em todo o estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento Meteorológico e Climático) informou que as instabilidades ocorrem devido à disponibilidade de umidade e horas de luz solar para o calor. Além disso, a presença de uma predominância de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, combinada com a estratégia de uma frente fria oceânica, favorece a formação de nuvens e chuvas.

Maiores volumes de chuva são esperados nas regiões centro-norte e oeste. Apesar do tempo ameno, os termômetros devem chegar a 37°C nas regiões Pantanal, Bolsão e Sudoeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *