O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 será mais barato em Mato Grosso. O desconto médio de 2,68%, calculado por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), beneficia diretamente os contribuintes mato-grossenses, refletindo a queda no custo dos carros após dois anos consecutivos de aumentos no setor automotivo.
A tabela Fipe foi publicada por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Portaria nº 272. A publicação mostra o preço de mercado dos veículos, que serve de base para o cálculo do IPVA, e o preço da alíquota que varia entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, estilo e ano de fabricação do veículo.
O levantamento indica alívio de 5,05% para a publicidade de ônibus e carros, 3,87% para carros de passeio, 3,81% para caminhões, 2,54% para motorhomes, 1,14% para ônibus e micro-ônibus e 0,65% para motocicletas e similares. Para compor os valores de mercado, são levados em conta os preços de desconto no mercado de carros entre os meses de setembro e outubro de 2022 e setembro e outubro de 2023.
A frota de veículos em Mato Grosso é de 2. 410. 923, dos quais 1. 746. 020 são tributados pelo IPVA. Outros carros da frota são isentos ou isentos, como os fabricados há mais de 18 anos e os fabricados para uso por pessoas com deficiência. Ônibus marítimos públicos urbanos Máquinas e tratores agrícolas e de terraplenagem, entre outros, também estão isentos do IPVA.
Para o próximo ano, o calendário do IPVA é mantido com prazo único de validade para todos os veículos, independentemente do registro final. A data está marcada para 29 de maio de 2024.
O IPVA 2024 poderá ser pago à vista, com desconto de 10%, ou de forma parcelada, em até oito vezes. Para os contribuintes que participam do Programa Nota MT, ainda pode ser concedido um abatimento de 10%, limitado a R$ 700, que acumula com a redução oferecida por meio do calendário de vencimento.
Para ter o desconto de 10% em cota única, o proprietário do veículo deve pagar o IPVA até o dia 29 de maio de 2024. O prazo é aplicado, também, para a formalização do parcelamento e pagamento da primeira parcela. Após a data, o valor sofrerá acréscimos legais – correção monetária, juros e multas.
A expectativa é que os contribuintes possam acessar o IPVA a partir de 1º de janeiro de 2024. Dúvidas do tipo IPVA podem ser esclarecidas por meio dos canais de atendimento ao contribuinte, encontrados no site da Sefaz.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.
O Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, que está no ar há 23 anos com informações.