Um tufão de chuva e poeira cobriu o céu nesta sexta-feira (29) sobre a região do Pantanal, em Aquidauana, a 139 quilômetros de Campo Grande. Mato Grosso do Sul foi a região do país naquele dia, com temperaturas acima de 40°C.
Segundo o portal Climatempo, Porto Murtinho atingiu 42,3°C. A instabilidade que tomou conta do Paraguai e se espalhou pelo Mato Grosso do Sul acabou formando o tufão na região de Aquidauana.
Um vídeo feito por voluntários do Instituto Homem Pantaneiro registrou uma tempestade de areia que cobriu os céus da região do Acurizal, no Pantanal. Em Aquidauana, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 120 mm em duas horas.
Em 3 horas, foram registrados 162,4 mm. O tufão ocorreu entre 22h. Sexta-feira e uma hora da manhã de sábado (30). De acordo com a Climampo, a média de chuva em Aquidauana em dezembro é de 192 mm.
Com isso, em três horas a cidade registrou volume de chuva aproximado de um mês. A tempestade de poeira foi observada no começo da noite, por volta das 19h30, causada pela instabilidade que avançou da fronteira para Mato Grosso do Sul.
A gigantesca zona de instabilidade é composta por um conjunto de nuvens cumulonimbus que se movem ao mesmo tempo. As correntes de vento que saem dessas nuvens causam o que é conhecido como “frente de rajada”.
Estes ventos fortes atuando em uma grande área onde o solo estava seco, com poeira solta, levantaram a “cortina de poeira”.