IPVA em Mato Grosso terá alívio de 2,68% em 2024

A tabela Fipe foi publicada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) nesta sexta-feira (29. 12), por meio da Portaria nº 272. A publicação mostra o preço de mercado dos veículos, que serve de base para o cálculo do API, e o preço da alíquota que varia entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, estilo e ano de fabricação do veículo.

O levantamento indica alívio de 5,05% para a publicidade de ônibus e carros, 3,87% para carros de passeio, 3,81% para caminhões, 2,54% para motorhomes, 1,14% para ônibus e micro-ônibus e 0,65% para motocicletas e similares. Para compor os valores de mercado, são levados em conta os preços de desconto no mercado de carros entre os meses de setembro e outubro de 2022 e setembro e outubro de 2023.

A frota de veículos em Mato Grosso é de 2. 410. 923, dos quais 1. 746. 020 são tributados pelo IPVA. Outros carros da frota são isentos ou isentos, como os fabricados há mais de 18 anos e os fabricados para uso por pessoas com deficiência. Ônibus marítimos públicos urbanos Máquinas e tratores agrícolas e de terraplenagem, entre outros, também estão isentos do IPVA.

Cronograma de expiração

Para o próximo ano, o cronograma do IPVA permanece com uma única data de validade para todos os veículos, independentemente do número final da placa. A data marcada é 29 de maio de 2024.

O IPVA 2024 pode ser pago à vista, com redução de 10%, ou parcelado, em até 8 parcelas. Para os contribuintes que participam do programa Nota MT, também será possível conceder uma redução de 10%, limitada a R$ 700, que é acumulada com a redução apresentada pela maioridade escolar.

Para ter direito ao desconto de 10% em parcela única, o proprietário do veículo deve pagar o IPVA até o dia 29 de maio de 2024. O prazo também vale para a formalização do parcelamento e o pagamento da primeira parcela. O valor estará sujeito a aumentos legais: correção monetária, juros e multas.

Espera-se que os contribuintes possam acessar suas APIs a partir de 1º de janeiro de 2024. Dúvidas semelhantes ao IPVA podem ser esclarecidas por meio dos canais de atendimento ao contribuinte, que podem ser encontrados no site da Sefaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *