A tabela Fipe foi publicada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) nesta sexta-feira (29. 12), por meio da Portaria nº 272. A publicação mostra o preço de mercado dos veículos, que serve de base para o cálculo do API, e o preço da alíquota que varia entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, estilo e ano de fabricação do veículo.
O levantamento indica alívio de 5,05% para a publicidade de ônibus e carros, 3,87% para carros de passeio, 3,81% para caminhões, 2,54% para motorhomes, 1,14% para ônibus e micro-ônibus e 0,65% para motocicletas e similares. Para compor os valores de mercado, são levados em conta os preços de desconto no mercado de carros entre os meses de setembro e outubro de 2022 e setembro e outubro de 2023.
A frota de veículos em Mato Grosso é de 2. 410. 923, dos quais 1. 746. 020 são tributados pelo IPVA. Outros carros da frota são isentos ou isentos, como os fabricados há mais de 18 anos e os fabricados para uso por pessoas com deficiência. Ônibus marítimos públicos urbanos Máquinas e tratores agrícolas e de terraplenagem, entre outros, também estão isentos do IPVA.
Cronograma de expiração
Para o próximo ano, o cronograma do IPVA permanece com uma única data de validade para todos os veículos, independentemente do número final da placa. A data marcada é 29 de maio de 2024.
O IPVA 2024 pode ser pago à vista, com redução de 10%, ou parcelado, em até 8 parcelas. Para os contribuintes que participam do programa Nota MT, também será possível conceder uma redução de 10%, limitada a R$ 700, que é acumulada com a redução apresentada pela maioridade escolar.
Para ter direito ao desconto de 10% em parcela única, o proprietário do veículo deve pagar o IPVA até o dia 29 de maio de 2024. O prazo também vale para a formalização do parcelamento e o pagamento da primeira parcela. O valor estará sujeito a aumentos legais: correção monetária, juros e multas.
Espera-se que os contribuintes possam acessar suas APIs a partir de 1º de janeiro de 2024. Dúvidas semelhantes ao IPVA podem ser esclarecidas por meio dos canais de atendimento ao contribuinte, que podem ser encontrados no site da Sefaz.