Um poderoso terremoto de magnitude preliminar 7,6 atingiu o Japão nesta segunda-feira (1º). O tremor provocou ondas de cerca de 1 metro ao longo de partes da costa do Mar do Japão, com uma onda maior esperada, segundo a TV pública japonesa NHK.
O terremoto provocou alertas para que os cidadãos evacuassem partes da Costa Oeste, derrubou milhares de casas e interrompeu voos e ferrovias na região afetada.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de tsunami para as regiões costeiras de Ishikawa, Niigata e Toyama, o primeiro alerta primário desde o terremoto e tsunami de março de 2011 que atingiu o nordeste do Japão.
Um tsunami primário alerta que há possibilidade de ondas de mais de 3 metros.
A Rússia também emitiu alertas de tsunami para as cidades de Vladivostok e Nakhodka.
Algumas casas foram destruídas e equipes do exército foram enviadas para operações de resgate, disse o porta-voz do governo, Hayashi Yoshimasa, a repórteres, acrescentando que o governo ainda está avaliando a extensão dos danos.
De acordo com Toshihiro Shimoyama, diretor da Agência Meteorológica do Japão, terremotos mais violentos devem ocorrer nos próximos dias na região, onde a atividade sísmica ocorre há mais de três anos.
Falando a repórteres logo após o terremoto, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, também alertou os cidadãos a se prepararem para mais desastres.
“Os moradores terão que permanecer vigilantes para possíveis novos terremotos e peço aos cidadãos em espaços onde os tsunamis devem desaparecer o mais rápido possível”, disse Kishida.
“Corram!”, piscou o aviso amarelo brilhante nas telas de televisão, aconselhando os moradores em áreas específicas da costa a deixarem imediatamente suas casas.
Imagens transmitidas pela mídia local mostraram um prédio desabando em meio a uma nuvem de poeira na cidade costeira de Suzu e uma rachadura em uma estrada em Wajima, onde pais carentes seguravam seus filhos.
O terremoto também sacudiu prédios na capital Tóquio, a cerca de 500 km de Wajima, na costa oposta.
Mais de 36 mil residências ficaram sem energia nas províncias de Ishikawa e Toyama, de acordo com a fornecedora de serviços públicos Hokuriku Electric Power.
Os trens para Ishikawa foram suspensos, enquanto as operadoras de telecomunicações Softbank e KDDI relataram interrupções de telefone e internet em Ishikawa e Niigata, de acordo com seus sites.
A companhia aérea japonesa ANA devolveu seus aviões aos aeroportos de Toyama e Ishikawa, enquanto a Japan Airlines cancelou a maioria de seus voos para as regiões de Niigata e Ishikawa, e o governo disse que um dos aeroportos de Ishikawa está fechado.
O terremoto de segunda-feira ocorreu no feriado de 1º de janeiro, quando milhões de japoneses historicamente param em templos para celebrar o Ano Novo.
*É proibida a reprodução deste.
Rússia e Ucrânia negam ter como alvo civis na guerra, que começou com a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.
Operação de limpeza reuniu 4.778 garis em vários pontos da cidade. Também foram usados 215 veículos, sendo 71 compactadores, 81 basculantes, quatro caminhões-baú com sanitários e 30 micro-ônibus.
Os servidores públicos estão sujeitos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que devem ter 62 anos e ter contribuído por 35 anos (homens), 57 anos e 30 anos (mulheres).
Apostas feitas na Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina
“Correr!” o alerta amarelo brilhante exibido nas telas de televisão, aconselhando os cidadãos costeiros a deixarem suas casas imediatamente.
A programação especial contemplou 4 cargos médicos, com aproximadamente trezentos profissionais de ginástica, somando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes de ambulâncias.
O PIS/Cofins estava em 0 desde 2021, mas o governo federal antecipou a cobrança para setembro deste ano. A arrecadação agora é de R$ 0,35 por litro.
O reajuste do salário mínimo beneficiará 59,3 milhões de empregados e gerará uma fonte de renda anual de R$ 69,9 bilhões, disse o Dieese.
O primeiro mês de 2024 é marcado pelo Dia da Confraternização Universal e férias expressas em locais como São Paulo e Rio de Janeiro.
Artilheiro mais sensato da gripe, o argentino venceu nomes como Luís Suárez (Grêmio) e De La Cruz (River Plate) em votação via El País, do Uruguai. No feminino, a vencedora Priscila (Inter).