Emblema da Colônia Brasileira, Niterói se prepara para transformar a ilha de Boa Viagem na primeira “ilha-museu” do país

Assine nossa newsletter gratuita

Catalogadas pelo Iphan, a capela, o forte e o imponente espaço foram restaurados com pinturas do corredor da cidade que duraram um ano e meio e custaram R$ 5,5 milhões. O público poderá mergulhar na história do local e da Baía de Guanabara de forma interativa

Niterói planeja transformar a Ilha da Boa Viagem, uma das principais atrações turísticas, no primeiro museu ilha do Brasil. Com agendamento de visitas realizado pelo site, a ilha recebeu 2,4 mil visitantes, desde a sua reabertura em setembro. Tombado pelo Iphan, o local foi marco do Brasil Colônia e teve sua capela, fortim e casarão recuperados pela prefeitura, em obras de um ano e meio, custando R$ 5,5 milhões.

A prefeitura pretende impulsionar o turismo com a abertura do museu interativo, que permitirá aos visitantes mergulhar na história da ilha e da Baía de Guanabara. A comissão tem como objetivo atrair turistas, assim como o lançamento do Observatório do Turismo, que começará a funcionar em janeiro no Centro de Atendimento ao Turista Caminho Niemeyer. Em colaboração com a UFF, utilizará novas tecnologias para atualizar o inventário turístico da cidade, com o objetivo de orientar políticas públicas e investimentos pessoais.

André Bento, presidente da Neltur, destaca a importância do turismo para a economia de Niterói: “A taxa de ocupação nos meios de hospedagem, ao longo de todo o ano, gira em torno de 70%. Os principais atrativos turísticos são o Museu de Arte Contemporânea (MAC), com uma média de 160 mil visitantes por ano; a Fortaleza de Santa Cruz, com 50 mil; e o Parque da Cidade, com cerca de 300 mil”

O Mercado Municipal de Niterói, inaugurado em julho, também é uma das principais atrações da cidade, recebendo 500 mil pessoas no primeiro mês de inauguração. O objetivo é ocupar os 170 estabelecimentos do mercado até 2024, acrescentando um Centro de Atendimento ao Turista.

Exposição gratuita mostra início do mercado imobiliário carioca

Companhia telefônica destrói dança portuguesa de pedra em Copacabana

Bento ressalta a ênfase em manter turistas por mais tempo na cidade, promovendo o ecoturismo com mais de 40 trilhas catalogadas e investimentos em parques.

Entre os destaques da cidade estão a inauguração do primeiro componente do Parque Orla de Piratininga e a criação do Parque Natural Municipal Morro do Morcego, em Jurujuba, que completa a parada nos fortes. O Parque da Cidade, conhecido por seus voos de asa delta, também está em processo de reestruturação, recebendo investimentos para trilhas, agregando a mais produtiva do Rio de Janeiro, a Trilha do Morro Abaixo.

Salve meu nome, e-mail e neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Δdocument.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

Olá! Você se inscreveu para receber a newsletter do Diário do Rio, o único jornal 100% independente do estado e leitura obrigatória para quem ama o Rio. Se, por acaso, alguém o aconselhou a passar por seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Depois de se inscrever, você receberá o máximo de notícias vitais do Rio de Janeiro diariamente. . Nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser descobertos em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever! Equipe Abs Rio Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *