Publicidade
O custo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os automóveis emplacados no Rio de Janeiro estará, em média, 4,39% mais baixo neste ano, segundo cálculos da Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ). Para carros e motos, que representam a maior parte da frota, as reduções médias serão de 4,61% e 3,97%, respectivamente. A estimativa foi feita com base na tabela de valores venais dos carros, que foi publicada no Diário Oficial na última semana de dezembro.
No estado do Rio, o IPVA para passageiros é de 4% do valor de mercado. Para motocicletas, a alíquota é de 2%. O imposto pode ser parcelado em 3 vezes ou à vista, com 3% de desconto.
A primeira data de vencimento no calendário de pagamento é 22 de janeiro, para carros registrados com o número 0. Essa data vale tanto para parcelas simples quanto antecipadas.
Anúncio
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O IPVA deve ser pago por meio da Guia de Regularização de Débitos (DSO), que pode ser emitida pelo contribuinte no início do ano no portal do IPVA Finanças ou no site do Banco Bradesco. É obrigatório o preenchimento do Cadastro Nacional. de Veículos Automotores (Renavam) e os números do CPF ou CNPJ do proprietário. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.
Veja o calendário de pagamento do IPVA do Rio em 2024:
Publicidade
Ao oferecer meu conhecimento, concordo com a política de privacidade de conhecimento do Estadão.
Invista em informação