A economia gaúcha contraiu 0,1% entre julho e setembro; O resultado tem efeito direto nas atividades comerciais e agrícolas.
Compartilhar:
O Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho recuou 0,1% entre julho e setembro de 2023, na comparação com o último trimestre. Os números divulgados pelo governo estadual nesta quinta-feira implicam queda na atividade comercial e menor participação na vida rural. Em estudo comparativo com o mesmo período do ano passado, o RS teve variação de 0,1%, enquanto o Brasil registrou alta de 2% no mesmo período de 2022.
Historicamente, houve um alívio na atividade agrícola no terceiro trimestre, o que impactou o PIB do estado. Porém, a queda no segmento foi significativa: 15,5%, o que acentuou o resultado negativo do Rio Grande do Economía del Sur no trimestre. Desde o início do ano, a agropecuária cresceu 26,5% e até agora contribuiu para a variação positiva da economia gaúcha nos últimos trimestres (2,5%).
O setor de serviços, que tem alta acumulada de 2,9% em 2023, registrou avanço de 0,6% no trimestre – o mesmo desempenho do país. Comércio, seguros e serviços de informação tiveram os melhores desempenhos.
A indústria, apesar da funcionalidade inteligente entre julho e setembro (-1%), acumulou queda de 5% entre os meses de janeiro e setembro deste ano.
A pesquisa econômica é apresentada por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE) do Ministério do Planejamento, Governança e Gestão do RS.
O cálculo se refere à funcionalidade dos demais setores econômicos do estado e comparações com os resultados do país. O conhecimento foi desenvolvido por meio de técnicos da EED.
Fonte: Correio do Povo
Rua Marechal Deodoro, 101 – 7º andar Sala 701
Centro – Bento Gonçalves – RS
Fone/Fax: (54) 3455-3999
WhatsApp: (54) 99692-3999
Contato: [email protected]
© Todos os Direitos Reservados
Grupo RSCOM e Portal Léouve 2022
Desenvolvido pela tecnologia BW2
Compartilhe em suas redes