A concessionária de energia de Mato Grosso, alertou aos moradores para golpes no pagamento da fatura. Segundo a empresa, as quadrilhas buscam brechas em celulares e computadores para furtas dados e depois usá-los na aplicação de golpes usando o nome de empresas, prestadoras de serviços básicos, departamentos e órgãos públicos e instituições financeiras.
A primeira prevenção é acessar apenas os canais oficiais da empresa, apontando para links encontrados em mecanismos de busca e que não veiculam a ligação da distribuidora, mas oferecem os serviços pretendidos, como segunda via da conta de luz.
“É fundamental ter transparência de que esses sites são fraudulentos. Se o usuário clicar, seu celular ou computador será invadido por vírus ou pagará uma conta falsa. O correto é tentar usar apenas os canais oficiais do grupo”, disse a coordenadora de contas a receber da empresa, Maria Alice Antunes, por meio da consultoria.
Outra dica é determinar o destinatário do valor. Além dos sites, especialistas em informática detalham que os criminosos utilizam vírus que podem modificar códigos de barras e códigos QR de pagamento baixados, redirecionando a vítima para as contas laranja dos criminosos.
“Ao pagar, aparecerá o usuário que recebe o pagamento. Isso vale para faturas pagas via PIX ou código de barras. Então nesse ponto você tem que olhar de forma inteligente se a ligação é da Energisa Mato Grosso e se o CNPJ é igual ao da empresa. É um cuidado que pode demorar alguns minutos, mas vai garantir um pagamento correto”, explicou o coordenador.
Os dados da companhia estão disponíveis no cabeçalho da fatura, ou seja, no topo da conta (acima), que é entregue no imóvel, por e-mail oficial e pode ser acessada pelos canais da empresa.
Caso caia em um golpe, a corporação sugere que o visitante entre em contato com o banco o mais rápido possível, para contar o que aconteceu e solicitar um reembolso. Em seguida, se necessário, registre uma queixa indicando todos os dados, provas e documentos, o boletim de ocorrência.
O Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, que está no ar há 23 anos com informações.