Um órgão que monitora o clima do país diz que o Acre está rastreando tempestades com raios.

© 2023 ContilNet News – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado através da TupaHost

Rio Branco, no Acre, é uma das capitais brasileiras sobre as quais o site Climpatempo, ligado ao Inmet (Instituto de Meteorologia), alerta para fortes chuvas e até raios nesta quarta-feira (3). Devido à formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, sigla ZCAS, sobre o centro-norte do Brasil e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no litoral norte nordestino, uma quantidade gigante de nuvens de chuva está se formando sobre o país, problemas que são a parte mais importante das mudanças climáticas do país.

De acordo com o Climatempo, as chuvas serão abundantes em todos os estados brasileiros, somando áreas que sofrem com a estiagem há meses, como Ace e outros estados da Amazônia.

Também há precauções para chuvas moderadas a fortes nas capitais Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho, Salvador, Aracaju, São Luís e Teresina. Rio Branco está na lista, emite o Climatempo. Há também cautela para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h sul e leste de Santa Catarina, a leste do Paraná, a divisa do Mato Grosso do Sul com a Bolívia, em Goiás, no Distrito Federal, no Mato Grosso, a leste e norte/nordeste de São Paulo, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, ao sul do Tocantins, Acre, Rondônia e centro-sul do Maranhão e Piauí, a oeste da Bahia e Vale do São Francisco, interior de Pernambuco.

De acordo com o Climatempo, os espaços de instabilidade no CASA que estão localizados no interior do Brasil apontam para uma frente sem sangue que está localizada no litoral do Espírito Santo. Mais nuvens de chuva estão chegando no sul devido ao calor e alta umidade. . A enorme quantidade de nuvens e chuva impede que a temperatura do ar suba demais.

O ar quente e úmido predomina sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se formam sobre os três estados. Uma frente fria se afasta no mar, na altura da costa do Paraná. O ar segue abafado.

Áreas de instabilidade na Zona de Convergência do Atlântico Sul continuam em grande parte da região Sudeste. O estado de São Paulo não é influenciado pela ZCAS, no entanto, o calor e a umidade máxima do ar formam nuvens gigantes sobre o estado que causam chuvas. Chuveiros.

Na Grande São Paulo, no interior e no litoral de São Paulo, sul de Minas e no Triângulo, o sol aparece durante a máxima do dia, a nebulosidade aumenta com o calor e são esperadas chuvas à tarde e à noite. Pode chover muito em alguns lugares.

Em outras áreas de Minas Gerais, incluindo BH, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o dia é nublado, chove várias vezes e possivelmente haverá alguns períodos ensolarados, em meio a muitas nuvens.

Há ameaça de chuvas intensas em praticamente todo o Sudeste, exceto na região de Presidente Prudente (oeste de SP) e no extremo norte do Espírito Santo, ar forte no Sudeste.

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *