Antônio Odenilton da Silva, pastor belga criador de cães malinois, doou dois filhotes para o Centro de Operações Caninas (NOC), vinculado à Delegacia de Tráfico de Drogas (Denarc) da Polícia Civil do Acre (PCAC). às operações policiais, aproveitando as habilidades expressas e a educação dessa raça, que se caracteriza por sua inteligência e agilidade.
Para que o público participe da seleção dos nomes dos animais, o PCAC lança uma votação no site oficial. São discutidos 3 nomes para cada um: 1- Zelda, Athena ou Hera, 2- Nala, Arya ou Kyra.
Ainda no ano passado, uma equipe de policiais do NOC se deslocou até Boca do Acre (AM) para receber os dois filhotes doados por Antonio Odenilton. A ação foi possível graças à intermediação de um policial penal que atua com cães no Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Laurenio Melo, que identificou o criador como potencial colaborador da instituição.
“O policial teve papel fundamental na seleção dos filhotes, certificando-se de que os animais atendessem aos critérios de policiamento de longo prazo”, relata o delegado Getúlio Monteiro.
Os cães doados passarão por um procedimento educativo realizado por meio dos próprios policiais do NOC, sob a direção de Laurenio Melo.
© 2022 – Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre