O ano de 2023 foi marcado pela violência armada nas cidades de Recife, Salvador e Rio de Janeiro. É o que demonstra o estudo anual do Instituto Fogo Cruzado, publicado nesta segunda-feira (29). Um dos destaques do estado do Rio de Janeiro é a escalada de confrontos na zona oeste, que vive uma guerra entre o tráfico de drogas e as milícias. O impasse dobrou o número de mortos em mais de cem por cento e o número de tiroteios em mais de 50% na região em comparação com 2022.
No total, ocorreram 2. 953 tiroteios na cidade do Rio de Janeiro em 2023. 41% deles causaram vítimas: 962 pessoas morreram e 884 ficaram feridas. Na maioria dos casos, as vítimas eram jovens e pelo menos 25 jovens foram baleados. Embora os números constituam uma redução de 18% em relação a 2022, dos quase 3. 000 tiroteios registados, 34% ocorreram durante operações policiais.
Maria Isabel Couto, diretora de Dados e Transparência do instituto, ressalta que os indicadores ajudam a compreender a onda de violência e cobrar por políticas pública.
A pesquisa mostra ainda que números semelhantes se acumularam à violência policial no Recife: 2. 827 tiroteios mapeados na região metropolitana do Recife; 5% ocorreram em movimentações e operações policiais. Foram 99 ações policiais envolvendo tiroteios que deixaram outras 68 pessoas mortas e quarenta e cinco feridas.
Em El Salvador, dos episódios de violência armada mapeados, 37% ocorreram em condições de intervenção policial; Dos 2. 413 mortos no ano, 190 foram vítimas dos 48 massacres ocorridos em Salvador e região metropolitana em 2023, 69% deles durante movimentos ou operações policiais, que resultaram em 136 mortes de civis.
Maria Isabel Couto classifica a situação nas 3 capitais monitoradas como um descontrole.
Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro afirma desconhecer a metodologia utilizada pelo Fogo Cruzado e informa que as ações da polícia são norteadas com base em dados oficiais do Instituto de Segurança Pública, que registraram reduções expressivas nos crimes contra a vida. Diz ainda que todas as ações são realizadas por agentes capacitados, após minucioso planejamento, priorizando sempre a preservação de vidas, tanto dos policiais quanto dos cidadãos, diz a nota.
A Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio também informou, em nota, que não obteve dados sobre a revisão e que continua levando em conta o conhecimento oficial divulgado.
Já a Secretaria de Segurança Pública da Bahia declarou que as mortes violentas, no estado, apresentaram redução de 6% em 2023 e que o número absoluto de assassinatos foi o menor dos últimos 7 anos. Destacou também as apreensões expressivas de fuzis e armas de fogo.
O governo de Pernambuco não respondeu até o fechamento desta reportagem
* Com colaboração de Vitor Abdala.
O clássico Guaramiranga Jazz and Blues Festival será realizado este ano de 10 a 13 de fevereiro com uma extensa programação, incluindo apresentações, palestras, homenagens, oficinas e ações ambientais. A entrada será gratuita para todas as atividades.
A Portela virá trazendo para a Sapucaí uma adaptação de ‘Um defeito de cor’, da autora Ana Maria Gonçalves, sobre uma mulher africana escravizada, que consegue se alforriar. Outra obra que inspirou um enredo de Carnaval é “Nosso destino é ser onça”, do escritor Alberto Mussa, que embala a Grande Rio.
A taxa de contratações diminuiu em dezembro, mas o saldo ainda se mantém positivo desde o início do ano. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (JAULA) foram divulgados nesta terça-feira (30) por meio do Ministério do Trabalho e Emprego.
O número é 9,6% maior do que era no final de 2022. Isso inclui os débitos do governo no Brasil e no exterior. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pela equipe do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.
A Câmara Brasileira do Livro anunciou nesta terça-feira (30) a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A premiação vai valorizar, reconhecer e divulgar a excelência de autores e editores das áreas científicas, técnicas e profissionais.
Bola rolando também pelos campeonatos estaduais. Nesta quarta-feira (30) tem clássico na capital paulista. E a seleção pré-olímpica do Brasil vai se aproximando de uma das duas vagas para as Olimpíadas deste ano na França.