No próximo mês, uma exposição fotográfica e categorias individuais serão apresentadas em Mato Grosso

Nos próximos dias, projetos realizados com recursos do projeto Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com exposições e cursos de fotografia, serão apresentados em Mato Grosso. Um dos projetos imagináveis é a exposição e instalação “Mãos que ajudam a reminiscência do tempo”, com fotografias das populações clássicas de Vila Bela da Santíssima Trindade, valorizando a cultura dos povos negros, indígenas e comunidades quilombolas.

A exposição apresenta a vida dos habitantes da cidade, com momentos simbólicos de fazer as coisas com as mãos. Nas fotos, eles produzem artesanato, cuidam da terra, pescam e reproduzem habilidades e saberes ancestrais, como guardiões da cultura e da história da cidade.

A exposição e instalação “Mãos que seguram a memória do tempo” estará aberta ao público no dia 3 de fevereiro, pelas 8h, com entrada gratuita. A exposição ficará aberta até 23 de fevereiro.

Além disso, a secretaria apresentou cursos individuais para exercitar outras pessoas do setor audiovisual e interessados em conhecer mais sobre a arte produzida por meio da população LGBTQIAPN.

O curso “Queer – Arte e Visibilidade LGBTQIAPN” está com inscrições gratuitas abertas e pode ser acessado no link AQUI. A formação tem como objetivo proporcionar história da arte a partir da atitude das pinturas de artistas visuais LGBTQIAPN.

As aulas serão online, no período da tarde, entre os dias 23 de fevereiro e 17 de maio. O curso será ministrado pela historiadora de arte e mestre em estudos de arte nova Ynaê Cortez e pela arte-educadora Marcela Klayn, especializada em estudos e práticas culturais.

Outro curso imaginável foi “Introdução ao audiovisual: conhecendo os equipamentos do fundamental ao avançado”, que terminou no dia 20 de janeiro, em Sorriso. A comissão nasceu de um chamado na região para treinar funcionários pictóricos locais para trabalhar em produções audiovisuais.

A educação durou 3 meses e abordou temas como criação de situações, operação de equipamentos, técnicas de captação e edição de fotografias e sons, entre outros equipamentos utilizados em audiovisuais. Por fim, os bolsistas realizaram o curta-metragem “Presente das Sombras”, que pode ser visto neste link do YouTube.

O Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, há 23 anos no ar com informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *