Um tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, foi resgatado pelo Núcleo Bombeiro Militar de Confresa nas proximidades do perímetro urbano de Porto Alegre do Norte (1.143 km de Cuiabá) e transportado para uma clínica veterinária em Confresa, que é credenciada à secretaria de estadual de Meio Ambiente.
O animal, ferido e com dificuldades para andar, foi descoberto pela professora Rosivania de Queiroz Ribeiro, quando ela estava a caminho do trabalho. Rosivania se comunicou com a SEMA, por meio da Diretoria da Unidade Descentralizada, em La Confresa.
“O animal parecia estar bem, mas quando me abordaram vi que estava ferido. Ficamos muito satisfeitos que eles foram levados para a Sema, onde têm um hospital, uma clínica para tratar esses animais”, disse Rosivania. “Esperamos que quem desenterrar esses animais feridos nos toque para que possam ter uma chance de vida. Se não fizéssemos nada, acho que não teria muita sorte”, acrescentou.
O diretor da unidade ambiental da empresa Confresa, Edivaldo Soares Silva, disse que assim que foram chamados, bombeiros do exército da Confresa foram temporariamente ao local, resgataram o animal e o transferiram para a Clínica Mascote, credenciada pela Sema. através de tratamento veterinário”, disse
Segundo a veterinária Daiane Gonçalves, a ave chegou mancando, desidratada e com sintomas de um curativo feito sobre uma perfuração na região pélvica do íleo dorsal, além de um ferimento na asa. “A ferida pélvica se projeta na mesma direção na região pélvica ventral, característica de uma arma de fogo. “Segundo o profissional, o animal pode ter sido sacrificado recentemente, já que a ferida tem frente e saída.
O tuiuiú já foi medicado com analgésico, anti-inflamatório, antibiótico e fluidoterapia, este último procedimento para corrigir a desidratação e vai passar por exames de imagem (raio-x).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.
O Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, que está no ar há 23 anos com informações.