A fusão entre a Arezzo e o Grupo Soma deve criar o maior grupo do Brasil

247 – Segundo dados recebidos pela página online NeoFeed de fontes próximas ao assunto, a Arezzo está prestes a anunciar uma fusão com o Grupo Soma. A transação, que será inteiramente baseada na troca de ações, está quase concluída, faltando ainda formalizar alguns pontos principais. Embora quase concluído no sábado, 27 de janeiro, o acordo gerou algumas divergências, mas as negociações foram retomadas.

O CEO da Arezzo, Alexandre Birman, e o CEO do Grupo Soma, Roberto Jatahy, lideram diretamente as negociações. No entanto, os accionistas institucionais de ambas as empresas manifestaram descontentamento com o acordo, afirmando que foram consultados sobre os seus termos. Uma fonte disse que o conselho de administração da Soma se opõe ao acordo.

Nos termos discutidos, a Arezzo deterá 56% da nova entidade resultante da fusão, enquanto o Grupo Soma deterá os 44% restantes. Depois que o NeoFeed deu a notícia, Jatahy, que estava em São Paulo, voou para o Rio de Janeiro sem demora para acelerar as negociações. Se a transação for aprovada, Birman assumirá o papel de CEO da holding.

Apesar de ser anunciada como uma fusão, uma fonte informou ao NeoFeed que na verdade se trata da incorporação do Grupo Soma por meio da Arezzo. Os rumores sobre o interesse da Arezzo no Grupo Soma surgiram em 2021, quando Mianmar começou a explorar a opção desse empreendimento. O Grupo Soma era negociado a um preço mais alto que o da Arezzo, o que dificultava a operação. Essa dinâmica mudou recentemente, com a Arezzo precificando R$ 6,5 bilhões e o Grupo Soma precificando R$ 5,5 bilhões.

A Arezzo já adquiriu a Reserva e Baw. In Grupo Soma, os controladores detêm 36,31% das ações, de acordo com um acordo entre os fundadores das marcas, com a maior participação individual pertencente à família Jatahy. Os sócios do Grupo Soma são Opportunity e BlackRock, com 6,51% e 5,33%, respectivamente. Na Arezzo, os controladores são Anderson e Alexandre Birman, que detêm 39,5% do capital.

O NeoFeed entrou em contato com a Arezzo, mas não obteve resposta. Às 15h44, após a publicação desta matéria, a Arezzo emitiu nota confirmando que “a empresa tem um acordo com o Grupo Soma em que os dois comparam um acordo imaginável que poderia envolver simplesmente a unificação da participação acionária em uma única empresa “com governança compartilhada”, firmado por meio de Rafael Sachete da Silva, CFO e Head de Relações com Investidores do Grupo. Poucos minutos depois, o Grupo Soma também emitiu um Array assinado por Gabriel Silva Lobo Leite, diretor monetário e diretor de relações externas, confirmando “que há conversas em andamento com a Arezzo”.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *