As ações policiais que resultaram em confronto armado na região metropolitana do Recife aumentaram 48% em 2023, em relação ao ano anterior. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (29), pela organização não governamental (ONG) Instituto Fogo Cruzado, 2023 foram registrados 99 tiroteios nessa região no ano passado.
O aumento dos confrontos envolvendo policiais em Pernambuco é maior do que o aumento da violência armada na região metropolitana como um todo (8%). Das outras 2. 076 pessoas mortas a tiros no Grande Recife, 113 (5% do total) foram mortas a tiros por policiais. Em relação a 2022, o número de movimentos policiais mortos a tiros na região aumentou 66%.
A polícia esteve envolvida em 4 das 11 chacinas ocorridas na região metropolitana, segundo o Fogo Cruzado.
A pesquisa também analisou o conhecimento sobre a violência armada nas regiões metropolitanas do Rio e de Salvador. No Rio Grande, o número total de tiroteios e mortes nesses incidentes diminuiu entre 2022 e 2023.
No entanto, a participação da polícia em tiroteios manteve-se relativamente estável de um ano para outro. Em 2022, 35% das trocas de tiros envolveram policiais. No ano seguinte, o percentual foi 34%.
Na região metropolitana de Salvador, a polícia participou de 37% dos 1.804 tiroteios registrados. Dos 1.783 baleados, 639 (ou 36% do total) foram atingidos durante operações policiais.
Trinta e três massacres, ou 69% dos 48 que ocorreram na Grande El Salvador, envolveram a polícia baiana. Os 48 massacres deixaram mais 190 mortos, totalizando 136 vítimas nos 33 incidentes envolvendo policiais.
“O conhecimento vem de três dos maiores e mais populosos estados do Brasil, então precisamos enxergar como um padrão que não é mais local. Na verdade, elas refletem o que vemos nos grandes centros brasileiros, com algumas diversificações, é claro. Mas [é] um retrato da verdade do país hoje. Enquanto o início de 2023 foi cheio de esperança, a verdade do ano foi marcada pela falta de violência armada nos 3 estados”, diz o diretor de Pesquisa do Instituto Fogo Cruzado. Dados e Transparência, Maria Isabel Couto.
A Agência Brasil entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, mas no momento da redação desta matéria obteve resposta.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia apontou que as mortes violentas diminuíram 6% na Bahia, entre 2023 e o ano passado de 2022. “A SSP informa ainda que o fortalecimento do combate ao crime organizado resultou na apreensão de um recorde de 54 fuzis (o maior da história) e 6. 006 armas de fogo”, diz a nota.
A Polícia Civil do Rio destacou que o estado registrou reduções expressivas nos crimes contra a vida de janeiro a novembro de 2023. “Quanto às ações da Polícia Civil, todas são realizadas por agentes capacitados, após minucioso planejamento, priorizando sempre a preservação de vidas, tanto dos policiais quanto dos cidadãos”, diz em comuicado.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro, sob pressão, até o momento não obteve dados sobre o estudo do Fogo Cruzado. “Vale ressaltar que a empresa leva em consideração o conhecimento oficial divulgado por meio do Instituto de Segurança Pública. “
A Secretaria de Segurança do Rio acrescentou que 2023 terminou com o menor número de mortes violentas em 34 anos.
É dada prioridade a muitos contribuintes abrangidos: 8. 613 pessoas com mais de 80 anos, 67. 695 entre 60 e 79 anos, 6. 403 pessoas com deficiência física ou intelectual e 20. 258 cuja principal fonte de rendimento é a educação.
O financiamento à Agência Palestina para Refugiados foi suspenso na semana passada depois que Israel acusou autoridades de envolvimento no ataque do Hamas.
“Nossa equipe de TI já está trabalhando no fator e o resultado deve ser publicado no início da tarde”, disse o ministro na transmissão de rádio e televisão do Canal Gov.
A ferramenta indica onde pedir ajuda em caso de emergência, principalmente no período quente e chuvoso, quando esses tipos de reviravoltas do destino ocorrem com mais frequência.
A ação é realizada “toda vez que um agente de segurança do Estado é vítima de um ataque, para restabelecer a ordem e a sensação de segurança da população”, explica a SSP de São Paulo.
O prazo vale para empresas que já estão em operação e ainda não aderiram e, mediante confirmação, tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2024.
Para a OMS, “a escassez de medicamentos é uma causa conhecida de medicamentos falsificados ou de má qualidade e coloca muitas pessoas em risco de descarregar medicamentos por meios não oficiais”.
Resultado confirma tendência já apresentada em 2022 de recuperação do mercado de trabalho após o impacto da pandemia da covid-19.
Não é mais fácil para eles do governo, custos mais altos para seus produtos e menos restrições à atividade agrícola.
O procedimento de variedade consistirá em duas chamadas. Os efeitos dos candidatos pré-selecionados estarão no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 6 e 27 de fevereiro.