Janeiro Branco: governo promove movimentos de condicionamento intelectual de outras pessoas em situação de vulnerabilidade social

Em alusão ao Janeiro Branco, campanha que busca sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental, o Governo de Roraima promoveu nesta terça-feira, 30, uma ação voltada para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social no Centro de Boa Vista.

Organizada por meio da Coordenação Nacional de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Proteção Social), a atividade contou com o apoio da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), por meio do Centro de Ações Programáticas para a Saúde da Pessoa Negra.

A ação envolveu grupos dos dois departamentos e teve como alvo a Rua Cecília Brasil, próximo ao Parque Rio Branco. A ocasião contou com uma roda de troca verbal, discussões sobre saúde intelectual, cuidados médicos e intelectuais, testes imediatos, cortes de cabelo, assistência de uma assistente social. , distribuição de folhetos informativos, bebidas e apresentação cultural, entre outros serviços.

De acordo com o coordenador Junior Campos, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para o fator saúde intelectual e emocional, essencial para manter a qualidade de vida dessa população.

“A importância da ação é cuidar primeiro do corpo e do cérebro. Hoje estamos aqui com uma área de serviços, atendimento mental, equipe social em colaboração com várias coordenações. A Setrabes trabalha com esse público há meses e percebemos que essa é uma posição crítica e que outras pessoas estão abusando das drogas. Por isso, introduzimos essa ação para que esse público possa desfrutar de um dia especial com acolhimento e assistência”, disse.

O Sesau tem promovido reportagens sobre câncer de colo de útero, anemia falciforme e esclarecimentos sobre o direito ao atendimento físico para a população negra.

“Aproveitamos a oportunidade para fornecer dados sobre doenças que afetam a população negra, anemia falciforme, fator câncer de colo de útero e dados sobre movimentos globais de políticas de saúde negra”, disse a líder do NAPSPN, Silvana. Amorim.

Outros destaques também incluem cuidados mentais, testes imediatos, aconselhamento de assistentes sociais, além de boa aparência e bem-estar com o Ônibus Feminino Brasileiro e a Cabana Banho do Bem, onde os moradores podem tomar banho, vestir-se com roupa de cama e comer.

“Precisamos cuidar do corpo e da mente. Aqui nesse espaço é um lugar que é feito uso e abuso de álcool e outras drogas, por isso a importância de virmos para esse ambiente com várias pessoas, com várias coordenações para fazermos esse fechamento do Janeiro Branco”, destacou o coordenador da CEPPED, Júnior Campos.

O Mês

O Janeiro Branco foi criado em 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Atualmente, a campanha conta com colaboradores em diversas cidades do território nacional e a aderência aumenta a cada ano. Além disso, em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *