Veja a lista de cream cheeses vendidos no Brasil

Este delicioso e cremoso produto lácteo é apreciado em muitas partes do mundo e é um grampo em muitas cozinhas.

Os principais ingredientes do queijo cottage são leite, coagulante (como ácido lático), sal e outros aditivos para dar sabor. A qualidade do leite é fundamental, pois influencia diretamente na textura e no sabor da coalhada.

Durante o processamento, o leite é aquecido e, em seguida, o coagulante é adicionado. As proteínas do leite formam uma massa que é processada para separar o soro e dar forma a um creme com uma textura deliciosa.

Nas prateleiras dos supermercados há uma grande variedade de itens. Não requeijão, mas também queijo derretido aromatizado com cream cheese e uma combinação de cream cheese e amido, o que reduz o preço, mas perde qualidade.

O produto também está disponível em versões suaves ou com adição de aromas como ervas, outros queijos e temperos como alho ou pimenta.

O Estadão focou em pedidos originais para comparar as facetas que dão qualidade ao produto.

Foram avaliadas as 12 marcas mais populares nos mercados brasileiros. Os jurados analisaram a suavidade do sabor, a cremosidade da textura e a apresentação do alimento.

Vigor: Os revisores notaram que a consistência do produto é semelhante à da maionese refinada. O cream cheese tem um sabor suave, cremoso, com um teor equilibrado de sal.

Qualitá – Segundo os jurados da crônica, identificou-se certo amargor no produto com textura e aparência visual.

Tirolesa- O queijo cottage tem uma consistência mais definida do que cremosa, semelhante à textura da maionese. O sabor é suave e pode parecer mais creme, e o sal é perfeito.

Presidente: A maioria dos jurados detectou uma textura mais granulada neste produto de sabor suave, qualquer coisa entre iogurte e crème fraiche. Além disso, observaram alguma acidez e uma quantidade máxima de sal na coalhada.

Nestlé- Os avaliadores levaram a consistência em conta e disseram que estava mais firme, tipo maionese, bem diferente da cremosidade que esperavam de um requeijão. O sabor foi considerado bom, mesmo com uma leve lembrança de gordura da margarina; o cheiro é suave e o gosto é doce.

Itambé- Um produto de sabor suave, delicioso em alguns, mas um pouco denso para outros, e inodoro. A maioria dos juízes discutiu uma paciência desagradável no retrogosto, um pouco adstringente, gerando uma sensação de ressecamento na boca.

Danúbio- Os juízes descreveram a textura do produto como firme, gelatinosa e semelhante à maionese. Eles também notaram um aroma delicioso, que lembrava leite em pó, com uma leve doçura, e o sabor final tinha linhas de óleo vegetal.

Danone- Os jurados foram unânimes em afirmar que o produto era muito líquido, quase sem aromatizantes. O sabor era muito suave, deixando um gosto residual de amido e uma sensação granulada na língua.

Catupiry- Em termos de aparência visual, o produto recebeu avaliação positiva dos jurados. Alguns comentaram que o sabor era muito suave e a textura um pouco mais fluida do que o ideal.

Poços de Caldas – A terceira posição no ranking da coluna “Estadão” recebeu elogios por sua aparência visual, melhor textura, cor amarelada, bom teor de sal e foi considerada pelos jurados muito saborosa e amanteigada.

Aviação- O segundo colocado na ‘Paladar’ foi elogiado pela textura semelhante à do requeijão artesanal, sabor agradável, aroma defumado e equilíbrio entre acidez e sal. No entanto, alguns jurados apontaram que o produto estava um pouco mais salgado em comparação com os outros.

Crioulo- O campeão do teste recebeu elogios pela textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e excelente equilíbrio de sal, sendo o único a receber notas 9 em uma escala de 0 a 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *